quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Potinhos de ervilha e cebola roxa




Aproveitei como podia a oportunidade de debulhar favas de ervilha; sinto falta desse processo manual, do gosto e da textura das ervilhas frescas, mas me rendo e tenho de me contentar em abrir o saquinho saído do freezer... De qualquer forma, frescas ou congeladas ervilhas são sempre bem-vindas, e esses potinhos corresponderam a minha expectativa; práticos, versáteis, reconfortantes e quentinhos, harmonizaram com a doçura e o frescor da cebola roxa crua.

Ah, resolvi colocar um link para o Twitter aqui no blog; para os que dele participam, cá estou!



Potinhos de ervilha e cebola roxa
adaptado do livro Vegetarian Cuisine - Leonardo Food & Wine
Rendimento: 2 porções

- 1 ¾ xícara de ervilhas frescas ou congeladas;
- ½ cebola roxa em cubinhos bem delicados;
- manteiga;
- 1 xícara de caldo de legumes;
- sal (se necessário) e
- um punhado de queijo*

1. Refogue a cebola em um pouco de manteiga, mas não deixe que ela doure; adicione as ervilhas e mais um pouco de manteiga, refogue tudo por alguns minutos e adicione o caldo. Assim que este ferver, mantenha a temperatura  média, cubra a panela e deixe que cozinhe por 25-30 minutos. 

2. Aqueça o forno à temperatura média.

3. Processe até obter um purê mais grosso; adione o queijo, prove e acerte o sal, se necessário. Disponha o purê em dois potinhos e leve-os ao forno por alguns minutos, apenas para o queijo derreter. Sirva-os com uma fatia fina de cebola roxa e  algumas ervilhas frescas.

* já fiz essa receita com gouda defumado e obtive um resultado acentuado, que remete à união da ervilha ao bacon; também fiz com queijo meia cura, e os potinhos ficaram mais leves, com um sabor mais neutro.

Um comentário:

  1. que lindo! e que boa ideia! fico com vontade de experimentar.
    Acho que vou utilizar as ervilhas congeladas, porque aqui já acabou o tempo das frescas.

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails