Vô, obrigada pela faca!!! Sim, nobres leitores, morram de inveja; o meu avô lê o meu blog e testa as receitas!!!
Fiquei muito feliz quando consegui preparar um pão 100% integral que pude descrever como muito saboroso e de textura aceitável para um pão integral, mas ainda não estava satisfeita, não era o meu pão integral definitivo, até que coloquei a cachola para funcionar e decidi peneirar toda a farinha, não apenas metade, e no lugar de um aspecto farelento e um pouco quebradiço -apesar do gosto maravilhoso- consegui um pão de textura macia que solta longas "lascas" ao ser cortado com as mãos. Sem sombra de dúvidas, o definitivo, pelo menos até amanhã...
Quanto ao presente, quem leu o post sabe que meu avô ficou muito interessado ao me ver preparar pães em casa, a ponto de já ter substituído a balança de precisão que usava para pesar as peças de aeromodelo por uma digital, comprar formas e encher a despensa com farinha integral orgânica; outro dia ele me ligou e disse "tenho duas novidades; a primeira é que acabo de fazer o melhor pão do mundo, quando quiser aprender, venha aqui; a segunda é que a sua faca elétrica já chegou, se quiser pegá-la, venha aqui". Garota obediente que sou, fui e voltei; garanto a vocês que ninguém sai daquela cozinha sem ser devidamente apresentado aos seus pães premiados...
Por fim, o sanduba dispensa maiores apresentações, apenas pão, ovo e sal, acompanhado de salada de tomate, espinafre fresco, beterraba assada, queijo de cabra, pimenta do reino e azeite grego.
PÃO INTEGRAL DEFINITIVO (pelo menos até amanhã...)
adaptado deste
tempo de preparo: 10 min. + 3 horas de fermentação + 30 min. de forno
rende 1 pão
- 300g + 1 colher (sopa) de água mineral, se necessário;
- 6g de fermento ativo seco instantâneo (ou 18g de fermento fresco);
- 500g de farinha de trigo integral orgânica peneirada;
- 12g de sal marinho;
- 18g de açúcar - uso demerara orgânico;
- 33g de manteiga sem sal e
- um pouco de azeite e manteiga - o primeiro é usado para besuntar a massa durante a primeira fermentação; o segundo, para untar a forma.
Seguindo o passo a passo do pão original, coloquei todos os ingredientes na batedeira** e deixei que ela misturasse e sovasse tudo; como achei que a massa estava um pouquinho seca, adicionei 1 colher (sopa) de água) e continuei o processo. Fique atento, assim como a umidade do dia, as farinhas variam - e muito!- conforme a marca; portanto, se precisar, adicione, aos poucos, mais água ou mais farinha, até alcançar uma massa boa, que não grude nos dedos nem seja úmida ou seca em demasia. Não tenha medo de errar; meta a mão na massa, literalmente, tenha em mente como a massa deve ser, e confie nos seus instintos!
Cuidado com a sova, que tem de ser bem feita, e com o tempo das fermentações; na primeira deixe que ele dobre de tamanho, na segunda, deixe que cresça até que a parte superior, abaulada, fique aproximadamente 2 cm acima da forma.
Pré-aqueça o forno a 250ºC e mantenha essa temperatura nos primeiros 10 minutos; abaixe-a para 230ºC nos últimos 20 e, ao final, verifique se emite um som oco quando se bate na sua base com o nó dos dedos, conforme indicado no post.
Pré-aqueça o forno a 250ºC e mantenha essa temperatura nos primeiros 10 minutos; abaixe-a para 230ºC nos últimos 20 e, ao final, verifique se emite um som oco quando se bate na sua base com o nó dos dedos, conforme indicado no post.
* peneire a farinha toda e devolva à tigela o que não passou por ela. Para saber se a farinha que está usando é ótima ou não, observe as partes que ficarem na peneira; se puder verificar que são partes do grão, como um farelo, a farinha está boa e renderá um pão ótimo; se o que restar se parecer com uma areia grossa, pode continuar, mas o resultado não será o mesmo. Já vi variações como esta em diferentes sacos de farinha da mesma marca e mesmo lote. É bom observar o que fica na peneira e o resultado para poder escolher a farinha que mais se adapta ao seu uso.
** também pode ser feito à mão; já testei das duas formas e ambas ficaram excelentes, mas a sova tem de ser bem feita...
Ai, que pão lindo! Teu avô é um fofo, hein? Que querido ele!
ResponderExcluirUma pergunta, por favor: a batedeira a que você se refere deve ser do tipo planetária?
ResponderExcluirAntonio
Curitiba PR
Antonio, tem de ser uma planetária, mas você também pode sová-lo a mão, o que dá mais trabalho, é verdade. Tenho a felicidade de ter uma batedeira da KitchenAid; para os que gostam de cozinhar, vale a pena pagar por cada centavo...
ResponderExcluira melhor farinha que ja utilizei e utilizo é a farinha integral organica da marca Mãe Terra. É mais cara mas vale super a pena, nem precisa peneirar!
ResponderExcluira manteiga pode ser substituída por óleo de girassol? qual a qtde?
g
Izabel, acho a farinha da Mãe Terra uma mão na roda, porque é fácil de ser encontrada, mas acho que a sua qualidade varia muito; às vezes é incrível, às vezes parece uma areia de praia! Agora, a que eu realmente amo de paixão, mas que nem sempre é fácil de ser encontrada é a da ViaPaxBio:http://www.viapaxbio.com.br/
ResponderExcluirFaça o pão com ela uma vez, e depois me diga!
Quanto ao óleo, quando não quero usar manteiga faço uma receita de pão integral que leva azeite; vou postá-la por aqui! Abraço
Encontrei uma farinha orgânica integral Mirella. Você conhece? Comparada a outras farinhas orgânicas que usei, a achei muito clara... apesar de aparecer as cascas do trigo, como você mencionou. Os pães que fiz com esta farinha ficaram "pesados". Tentarei com esta dica peneirando metade da farinha. Grata por compartilhar tantas receitas! Nirmohi
ResponderExcluirMirmohi, nunca usei essa farinha, mas já peguei o pacote e desconfiei bastante da cara dela; muito clara!
ResponderExcluirTente peneirar toda a quantidade de farinha, depois devolva o que ficou na peneira para a massa e siga em frente!
Tente comprar um pacote da ViaPaxBio (http://www.viapaxbio.com.br)para ver como uma farinha de qualidade é mais importante do que a habilidade do cozinheiro... Não sei onde você mora mas aqui em São Paulo consigo encontrá-la no St. Marche, no Carrefour e no Pão de Açúcar. Adianto que ela não é fácil de ser encontrada, mas vale à pena procurar e fazer um teste, o duro é que, depois, você não vai querer nem mais a da Mãe Terra! Abraço e boa sorte com os pães!
Não ficou muito explicado o tempo de crescimento amiga, por exemplo vc disse que na primeira fermentação vc deixa cobrar de tamanho, qto tempo levou isso e como vc deixou ele crescer?, colocastes nele um pano, ou dentro do forno morno?...e no segundo crescimento qto tempo levou até subir 2 cm da forma? se vc usar as mãos para sová-lo qto tempo vc fica sovando?...eu achei muito legal sua receita, mas pão 100% eu já fiz ele varias vzes e parece q não cresce, dizem que é o fermento...o que vc me diz disso tudo amiga?...abraços Sônia Muniz-Hortolândia-Sp
ResponderExcluirOi, Sônia!
ResponderExcluirCom relação às dúvidas sobre tempo de fermentação, crescimento e modo de preparo, dê uma olhadinha nesse link, de outra postagem, onde descrevi o passo a passo: http://menuatrois.blogspot.com.br/2010/10/pao-de-forma-integral-organico.html
Dez minutos de sova, se você estiver com disposição, estão para lá de bom; muitas vezes não gasto todo esse tempo!
Se você calcular uma hora e meia na primeira fermentação e meia hora (ou 45 minutos) para a segunda, dificilmente acontecerá algum erro. Durante esses processos sempre deixo a massa coberta com um pano; se o dia estiver muito frio, posso colocar a massa para crescer no forno, com a luz acesa.
Hoje, faço pão integral como qualquer outro, mal preciso de adaptações com relação à quantidade de líquido, mas isso porque uso uma farinha integral DE MUUUUITA QUALIDADE; SÓ COMPRO A MELHOR! Não é fácil de encontrá-la, e ela não é barata, mas o resultado é excelente; faço pães e bolos, e todos amam! Já desisti de tentar fazer pão integral com farinha de baixa qualidade; não vai adiantar sovar, adicionar água ou gordura, o resultado sairá ruim! A dica sobre a peneira também é muito útil!
Quanto ao crescimento, nunca tive problema ligado ao fato da farinha ser integral. Tente comprar a farinha da ViaPaxBio, e depois me diga como ficou. Aqui em Sampa consigo comprar no Pão de Açúcar, no Carrefour e em supermercados mais frescos, sempre na parte das coisas orgânicas. A farinha da Mãe Terra muitas vezes é boa, mas acho o produto muito inconstante; às vezes parece areia de praia molhada!
Dê uma olhada no link, e se ainda restar alguma dúvida, volte aqui! Abraço e força para a panificação! ;)
Por favor fiquei em dúvidas quando você fala: " peneire a farinha toda e devolva à tigela o que não passou por ela", ou seja, o que não passou na peneira não é descartado, volta para a massa?
ResponderExcluirComo você consegue a cor escura em cima do pão? O meu pão 100% integral fica com essa cor só na parte inferior, onde teve contato com a forma untada com óleo. Preciso pincelar alguma coisa em cima para obter esse tom escuro?
Já lhe agradeço pelo retorno.
Exatamente, você não vai descartar nada! Quanto à cor, não pincelei nada, e acho que isso tem a ver com o tempo de forno e com a qualidade da farinha. Não tenha medo de deixá-lo dourar; se tiver feito tudo certinho, e usado uma boa farinha, ele não ficará seco, nem duro. A qualidade da farinha também é muito importante; nesse da foto usei a da ViaPaxBio, minha predileta há anos! Outra opção viável é a da mãe terra, mas não é uma Brastemp... Depois, diga se deu certo!
ExcluirQual a superficie ideal para sovar a massa?
ResponderExcluirEsequiel, uma superfície lisa, limpa e seca é a ideal; pode ser a pia ou uma mesa. Algumas pessoas conseguem sovar a massa dentro da tigela, segurando-a com uma mão e sovando-a com a outra, e há ainda os que preferem fazer isso sobre uma assadeira grande ou uma superfície coberta com plástico, para não fazer sujeira. Eu prefiro sovar na batedeira ou na pia, de mármore, e depois lavo tudo com água quente, que facilita a limpeza! Abraço
ExcluirOi, Sabrina!
ResponderExcluirSerá que posso sovar a massa na panificadora ( o ciclo é de 1:30h ), tirar, colocar na forma, deixar crescer mais e assar?
E sou vegana, queria substituir a manteiga por gordura de palma, vc conhece? Será que daria certo? Em bolos, empadas, etc ela substitui bem a manteiga.
Desde ja obrigada e parabéns pelo blog!
:)
Raquel, nunca usei uma máquinas de pão, mas creio que esse primeiro ciclo sove e cronometre uma primeira fermentação, então depois é só prosseguir moldando o pão, colocando-o na forma e esperando que fermente pela segunda vez. Quanto à gordura de palma, nunca usei, mas já substitui a manteiga por azeite, óleo de coco e até tahine (pasta de gergelim), então acho que não custa tentar... E gostei de saber que é uma boa gordura para fazer massa de empada! Boas fornadas por ai!
ExcluirJá fiz essa receita várias vezes,e acredito ser a melhor delas com farinha 100% integral. Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirOlha só, que show! Qual a marca da farinha que você usou?
ExcluirOlá Sabrina
ResponderExcluirAcabei de saborear o pão acima que por bençãos dos céus compartilhastes a receita.
Só tenho uma coisa a dizer: MARAVILHOSO!!!!
Já tinha quase desistido de fazer pão integral em casa, mas resolvi experimentar a tua receita já que minha filha me presenteou com uma balança digital no último dia das mães.
Segui à risca as medidas, porém dupliquei-as.
Não tenho palavras para descrever o que senti quando provei, quase chorei de tão feliz que fiquei por encontrar uma receita que alia sabor, textura e aguça todos os sentidos.
Obrigada, mil vezes obrigada pela receita. Será a única que farei daqui por diante.
Que Deus te ilumine sempre, junto com os teus. Um abraço, Doda.
Ai, que delícia ouvir isso! Muito obrigada pelas palavras; tudo de maravilhoso para você também! Abração!!!
ExcluirSabrina, voltei pra te contar que ontem eu fiz o pão e ficou muito, muito, muito perfeito!!! Vou comprar agora a forma pra pão e fzr toda semana pra comermos aqui em casa. Usei o ciclo de 1:30h da panificadora, quando terminou eu coloquei na forma untada, cobri com o azeite e deixei crescer mais uns 40 min. Passei do modo q vc ensinou e ficou muito bom! Obrigada por dividir essa receita maravilhosa!
ResponderExcluirQueria tirar mais uma dúvida, se eu fizer com óleo de coco preciso medir tbm 33 gramas na balança? O próximo q fzr quero usar óleo de coco e acrescentar Cranberries, passas, sementes... espero que dê certo. Tenho 3 filhos pequenos e eles adoraram o pão!
Beijo e obrigada!
Sim, substitua por partes iguais! Para essa versão diferente, você pode aproveitar e substituir a água por um chá; uma vez usei chá de maçã e adicionei canela e passas... Ufff, dos deuses!!!
ExcluirSabrina, quanto tempo devo deixar batendo na kithenaid ( acabei de comprar uma )
ResponderExcluirbjk e obrigada
que maravilha! Bata na velocidade 2 por 10 minutos; está bem explicado nesse post: http://www.menuatrois.com.br/2010/10/pao-de-forma-integral-organico.html
Excluir