sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Ensopado marroquino com folhas de beterraba e talos de espinafre - ferro extreme para um querido amigo


Fiz esse prato para um amigo muito querido que está precisando ingerir ferro a todo custo; agora, o fato de ser vegetariano e de estar se recuperando não significa que ele precise comer comida blé de hospital, tampouco bater fígado com beterraba no liquidificador, como sugeriu o médico... Como não havia nenhuma restrição alimentar, pensei em fazer esse prato, com folhas de beterraba, talos de espinafre, grão de bico, passas e amêndoas; ferro extreme!!!

O barato dessa receita, e o termo cabe perfeitamente, é que ela é deliciosa e feita de partes de alimentos muitas vezes desperdiçadas pela maioria das pessoas, simplesmente porque não temos a cultura de aproveitá-lo como um todo. Não é fácil, mas é excitante testar substituições e verificar que, se você aproveitar o alimento como um todo, acaba economizando horrores, e pode começar a fazer algumas substituições por alimentos orgânicos, sem pesar no orçamento!

Apenas um lembrete, a vitamina C potencializa a absorção do ferro; portanto, tome um suco de limão ou coma uma laranja logo depois de ingerir o alimento com ferro.



Ensopado marroquino com folhas de beterraba e talos de espinafre
adaptado desse prato


- 1 colher (sopa) de azeite;
- 1 cebola cortada em fatias grossas e ao meio;
- 2 dentes de alho em cubinhos;
- talos de espinafre em cubinhos;
- 10 colheres (sopa) de molho de tomate;
- um punhado de uva-passa;
- um punhado de amêndoas cruas - tire a pele, se tiver paciência;
- 1 pau de canela;
- Harissa - omiti qualquer pimenta, só por segurança;
- 5 xícaras de caldo de legumes, aproximadamente;
- 3 xícaras de grão de bico cozido e escorrido;
- folhas de dois maços de beterraba;
- sal e
- pimenta do reino - omiti qualquer pimenta, só por segurança.
1. Em uma frigideira antiaderente grande refogue a cebola  no azeite, em fogo médio, por alguns minutos; adicione os talos de espinafre em cubinhos e refogue-os por alguns minutos; após, o alho, tomando cuidado para ele não queimar.

2. Adicione o molho de tomate, o pau de canela, o caldo e as folhas de beterraba, e deixe que tudo ferva; abaixe o fogo e deixe cozinhar, tampado, por aproximadamente 15 minutos.

3.Por fim, adicione as passas, as amêndoas e o grão de bico, mexendo para que tudo se agregue. Apenas acerte o sal e a pimenta, se for usar, e sirva acompanhado de arroz branco ou de couscous.

Um comentário:

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails