segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Capiririnha de limão galego para esta mesária, por favor...



No sábado à noite resmungava por ter de acordar cedo no domingo, deixar a Cherry sozinha e não poder fazer nada do que já havia planejado, mas no final das contas acabou não sendo tão ruim assim...

Tenho de admitir que esta é, de fato, uma organização brasileira excepcional, invejada pelo mundo todo; não sei se vocês ouviram, mas além de já termos "emprestado" as nossas urnas para países da América do Sul, 150 observadores representando 36 países, entre eles França, Itália, China e Rússia estiverem aqui para acompanhar a nossa eleição de perto.

Sem mencionar uma senhora de noventa e tantos anos, nervosa, "com o coração batendo forte", que consegue votar com a sua ajuda e paciência, e se sente tão bem que pede para te dar um abraço; ai não dá mesmo para dizer que não tenha me sentido bem por estar lá. E não apenas esta, mas tantos, tantos senhores de oitenta, noventa anos, que diferentemente da minha geração, sabem o enorme valor que tem esse "exercício de cidadania", e fazem questão de exercê-lo com um sorriso no rosto!

É claro que tem os mal humorados e mal educados, e nesses momentos você tem de manter a calma e ser firme, mas também têm aqueles que trazem docinhos para os mesários, e os agradecem pelo grande trabalho que estão fazendo.

Não vou adentrar no mérito do resultado da votação, por mais atordoador que ele me pareça, tampouco discutirei se é cabível o tema "exercício da democracia" em um país tão corrupto, onde não há educação, e que elege o palhaço Tiririca com mais de 1,3 milhão de votos.... Nesse post não; aqui, de amargo basta o limão!   ;)



Capirinha de limão galegoPara quem se interessar, a Neide Rigo tem um post ótimo sobre esse limão, e veio de lá a sugestão de usá-lo na caipirinha.


- 1
-->½ limão galego (3/4 se for o tahiti);
- 1
-->½ colher (sopa) de açúcar cristal orgânico - o cristal é o melhor tipo para caipirinha!;-  4 pedras de gelo pequenas (ou 2 grandes) e
- 1 dose (50ml) de cachaça*.

Tire as extremidades (tampinhas) dos limões, corte-os ao meio e apare o miolo, retirando a parte branca e as sementes. Coloque os limões no copo em que a caipirinha será servida, adicione açúcar e macere até que 80% do seu suco tenha sido extraído. Segure o gelo na palma da mão e, com cuidado, quebre-o ligeiramente usando um movimento firme com o socador. Adicione o gelo e a cachaça, emborque a parte inferior de uma coqueteleira sobre o copo, segure ambos de forma firme e sacuda-os por aproximadamente 10 segundos, até sentir que a coqueteleira está gelada. Volte o copo para a posição original, retire a coqueteleira, finalize com um canudinho, um guardanapo e sirva-a.

O Ebraim conseguiu montar um sistema muito prático, usado na maioria das festas atuais, que consiste em misturar os ingredientes não em uma coqueteleira, mas no próprio copo em que a caipirinha será servida, com metade da coqueteleira encaixada nele. Isso otimiza muito o trabalho, pois você pode montar os copos, macerar e bater todos em sequência, agilizando o serviço para que as pessoas possam beber juntas!

* para uma boa caipirinha, invista em uma boa cachaça, o que não significa, necessariamente, comprar a mais cara da loja...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails