sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Batata porco-espinho; crocante por fora macia por dentro...


Batata assada com azeite e alecrim é o prato predileto do Ebraim; não coloco nada a mais, pois ele gosta de salgá-la à mesa, com flor de sal, pouco a pouco... Inspirada nas batatas ao murro, decidi passar o garfo nas batatas antes de levá-las ao forno, e elas ficaram incrivelmente crocantes for fora e macias por dentro. A melhor batata para isso é a inglesa; você pode fazer com a asterix ou com a escovada, mas como têm menos água ficam com uma textura semelhante à mandioca, mais ressecada.

Para fazer as batatas porco-espinho, descasco-as, corto-as no tamanho desejado e levo-as à água fervendo por alguns minutos, até que você consiga espetá-las com um garfo sem muita dificuldade, sem estarem  completamente moles. Após, seguro-as com a ajuda de um pano e faço desenhos com o garfo, para que criem arestas e fiquem crocantes. Conforme você passa o garfo acaba retirando um tanto de batata, mas não jogue nada fora, vá acumulando em um cantinho e junte tudo ao final. Asse-as em temperatura alta, no forno pré-aquecido, com azeite e alecrim fresco, até que estejam bem douradas. Se você não tiver alecrim fresco, faça sem, mas faça, pois é fácil e incrível!  

 

Estou fazendo essa postagem da casa dos meus tios, onde almocei moqueca e camarão com banana feitos pelo meu tio Mauro; de sobremesa, pavê do Rafa... Depois uma tia trouxe cupcakes, a outra kopenhagen...Amanhã, boca fechada! ;)

3 comentários:

  1. Amei a receita!! Batata é muito bom ne?! De qq jeito!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Receita ótima!! Menina, vc anda inspirada!! Andei sem ver nada de nada de blogs por causa do meu lado advogada (que paga as minhas contas, sabe copmo é? ...aimeudeusdocéu...). Mas seus posts anteriores estão lindos!! Todos!! Parabéns! Eu amei!! Bj grande!!

    ResponderExcluir
  3. @Aninha, agora vc falou como o Ebraim...

    @Marina, linda, que saudades.. Pois é, depois da Itália ando cada dia mais inspirada, mas o que foi aquela mesa maravilhosa que você montou??? E os bolos; na falta de um, três??? Você é única! Bjs

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails