quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sopa de feijão, folhas de cenoura e gouda defumado


Como tenho tido ótimos resultados na preparação de sopas não ouso dizer que esta foi a melhor que eu já fiz, mas talvez realmente seja... O queijo gouda defumado aliado ao feijão preto produz um sabor maravilhoso que nos remete à feijoada,  e algumas gotinhas de tabasco potencializam o sabor!

As folhas de cenoura são muito saborosas, você só precisa saber que seus talos são bastante fibrosos, portanto, se for fazer a sopa de hoje, a sopa psy ou mesmo um simples refogado - de sabor semelhante ao da couve -, descarte os talos mais grossos e use-os na preparação de um caldo de legumes.  



Sopa de feijão, folhas de cenoura e gouda defumado
Rendimento: 2,5l

- 3 batatas pequenas em cubinhos;
- 1 maço de folhas de cenoura - use só as folhas e os talos mais delicados; os talos podem ir para o caldo;
- 2 dentes de alho filetados;
- 1.500 ml de caldo de legumes*;
- 1 xícara de feijão preto cozido à parte, bem al dente, e com o seu caldo;
- azeite;
- 1 colher (chá) de sal;

Para servir
- um fio de azeite;
- tomilho fresco;
- cubinhos de queijo gouda defumado - pode substituir por outro defumado, mas tente encontrar este;
- molho de pimenta - usei tabasco

1. Prepare o caldo de legumes* em uma panela e, concomitantemente, cozinhe o feijão preto em outra. Para cozinhar o feijão, coloque-o na panela e cubra-o com água; assim que levantar fervura abaixe o fogo e deixe cozinhar apenas até ficar al dente. Da mesma forma é o preparo do caldo; junte todos os ingrediente, deixe levantar fervura, cubra a panela, abaixe o fogo e cozinhe-o por 30 minutos.

2. Junte as folhas de cenoura entre as mãos formando uma bola e corte-as algumas vezes. Aqueça um fio de azeite em uma panela grande, de fundo grosso, e refogue ligeiramente o alho filetado, tomando cuidado para ele não queimar; adicione as folhas de cenoura e refogue-as até murcharem. Adicione as batatas, o caldo do feijão - sem os grãos - e metade do caldo de legumes - adiciono também a cebola que usei no caldo. Deixe levantar fervura, abaixe o fogo e cozinhe a sopa com a panela tampada por aproximadamente 30 minutos, para que as folhas fiquem bem macias e as batatas se desmanchem.

4. Após, junte os grãos de feijão à sopa apenas para que esquentem; notem que eu disse para cozinhá-los até ficarem al dente pois nesse momento eles podem terminar de cozinhar, se assim desejar, ou podem ser comidos mais durinhos, como preferimos aqui em casa. Adicione o sal e prove.

5. Sirva a sopa acompanhada de cubinhos de queijo gouda defumado, folhinhas de tomilho fresco, um fio de azeite e gotas de tabasco; um bom vinho, boa companhia e nada mais...


* você não precisa usar legumes inteiros para preparar seus caldos; pontinhas de cenoura e de abobrinha, cascas (de preferência orgânicas), hastes de cogumelos que não forem usadas, caules sem as folhas, ervas frescas, uma cebola e um dente de alho produzirão um ótimo caldo! Todos eles podem ser armazenados na geladeira durante a semana, em um recipiente fechado com algumas folhas de papel toalha para absorver a humidade, até que você prepare o caldo. A única coisa que não pode ser armazenada  com os demais
é folhagem em geral, pois retém água e fica com aspecto de alga.

Para o caldo usado nessa receita aproveitei os talinhos de cenoura e abobrinha que estavam guardados na geladeira, cortei a parte verde-escura dos pequeninos alhos-poró que vieram na cesta orgânica,  uma cebola - que depois pulou para a sopa -, um dente de alho, uma pimenta dedo de moça e algumas ervas da minha hortinha.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails