quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Maravilhosas berinjelas à moda da casa


Berinjela, alho, orégano, azeite, molho de tomate e queijo, tudo isso em proporções generosas produzem um prato muito saboroso, que sempre agrada aos comensais, até mesmo aos que dizem não gostar de alho, e olha que nessa receita ele é a estrela!

Queria ter postado essa receita há muito tempo, mas não conseguia me organizar a ponto de anotar a quantidade de cada ingrediente; na verdade, odeio fazer isso, prefiro me inspirar em uma receita, ter uma noção das proporções de cada ingrediente e prepará-la da forma que preferir; até porque, um dia você tem uma berinjela maior, noutro o alho está pequeno, e por ai vai,  mas sei que tem pessoas que não gostam de cozinhar assim, por isso fiz uma forcinha.. Quando preparo essa receita sempre tenho em mente que devo produzir uma porção generosa de pasta de alho, orégano e azeite, que  deverá cobrir toda a superfície das rodelas de berinjela; pode parecer muito alho à primeira vista, mas é o que torna a receita tão maravilhosa! Após, levo-as ao forno até que fiquem bem tostadinhas, tiro-as de lá, cubro-as com molho de tomate bem denso, queijo e devolvo-as ao forno para gratinar. É tão boa, mas tão boa, que me sinto mais tranquila por dividir essa receita; façam e me digam o que acharam...  ;)





Berinjelas à moda da casa
rendimento: 2 porções bem servidas

- 2 berinjelas pequenas;
- 7 dentes de alho - parece muito, mas vá com fé!;
- 1 ½ colher (sopa) de orégano seco;
- 3 colheres (sopa) de azeite de oliva;
- 180g de molho de tomate* e
- queijo suficiente para cobrir as rodelas - usei o gouda, mas você pode usar o maasdam, a mussarela ou outro queijo amarelo macio.

1. Pré-aqueça o forno à temperatura alta.

2. Esprema os dentes de alho, adicione o orégano e o azeite formando uma pasta. Corte as berinjelas em rodelas de 2,5cm de altura e disponha-as em uma assadeira; cubra cada uma com a pasta de alho e leve a assadeira ao forno, diminuindo a sua temperatura para média, até que as berinjelas desidratem, escureçam e fiquem com a superfície bem tostadinha, sem deixar o alho queimar. Não tenha pressa tampouco medo de deixá-las no forno; o fogo é o melhor amigo das berinjelas!

3. Retire-as do forno, mas não o desligue. Cubra, generosamente, cada rodela com molho de tomate e disponha o queijo sobre este da forma que desejar. Retorne a assadeira ao forno até que o queijo gratine. Sirva, e não se engane com a grande quantidade pensando que renderá horrores, pois essas lindas medalhas desaparecerão em poucos minutos...

* o molho de tomate tem de estar mais concentrado para poder ser colocado de colher e espalhado sobre a berinjela; se estiver fluido irá escorrer pelas laterais e cobrir o fundo da assadeira. Para tanto, quando for prepará-lo, deixe-o apurar por algumas horas no fogo baixo. Aqui em casa eu costumo fazer assim e congelá-lo em pequenos potes; quando quero um molho mais fluido para uma massa apenas adiciono uma concha da água do cozimento do macarrão e ele fica perfeito!

** a cerveja da foto é a holandesa Amstel Pulse; muito fraquinha para o nosso gosto...



2 comentários:

  1. Ai que delícia!!! Fiquei com fome!! Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  2. Sabrina,

    Beringelas é comigo! Desde que percebi que grelhadas ou assadas no forno, as beringelas ganham vida nunca mais parei de as utilizar em saladas, guisados ou como apreitivo. E com tomate e queijo... uhmmm, vou ficar a imaginar. :)

    Bj e bom fim de semana*

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails