sexta-feira, 2 de outubro de 2015

A incrível salada de feijão fradinho [que foi parar na revista Menu!]

 

O ingrediente especial de certas comidas é o tempo... Uma simples salada de tomate, cebola roxa, pimentão verde e feijão fradinho, temperada com cebolinha, sal, balsâmico e azeite, se transformou em um acompanhamento muito especial! Preparei-a de manhã, antes de sair de casa, e deixei-a coberta, mas fora da geladeira, para que os ingredientes soltassem seus sucos e formassem um molho único. Simplesmente perfeita!



A ideia dessa salada morna surgiu usando quando voltei da feira com feijões frescos; eles cozinham em água fervendo por poucos minutos, apenas até ficarem al dente, e é absolutamente convidativo usar esses grãos recém cozidos para murchar folhas verdes ou colocá-los sobre outros ingredientes e preparar uma salada morna. Enquanto a água ferve você corta a cebola e o tomate, tempera com folhas frescas, sal, azeite e vinagre e finaliza com os grãos quentes. Quando compro filés de peixe, asso-os enquanto preparo a salada e sirvo-os sobre ela!

No dia em que cozinhar o grão, faça essa salada, e quando não estiver com vontade de picar cebola, use o processador apertando botão pulsar! Varie o vinagre ou substitua-o por algum cítrico; as combinações de grãos e ervas frescas são infinitas, como milho com salsinha, grão de bico com tomilho, favas com manjericão, lentilha com sálvia, feijão de corda com coentro... Cubos de queijo fresco ou dourados e azeitonas podem dar um toque especial!

 

E não é que essa receita foi uma das seis selecionadas para a edição comemorativa da revista Menu! A chef Renata Vanzeto selecionou as receitas e fez uma releitura; à minha salada adicionou pimentão refogado e mini legumes, e deixou o feijão marinando no suco de limão por trinta minutos. Testei a sua versão da minha receita e ficou bem gostosa, mas ainda acho que a mágica desse prato está em colocar os feijões quentes sobre os outros ingredientes e deixar a salada apurar em temperatura ambiente - eles postaram a minha receita original no site, mas eu nunca disse que coloco a salada na geladeira; é claro que vai ficar boa gelada, principalmente nos dias quentes, mas ela é "incrível" quando ainda morna, ou à temperatura ambiente.


 


A Incrível salada De Feijão Fradinho
[2 porções]

  • 2 tomates maduros, em cubos
  • 2 cebolas roxas, em cubos
  • 1 pimentão verde, em cubos
  • 1 talo de cebolinha, picada
  • 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
  • 1 colher (chá) de vinagre balsâmico
  • sal 
  • 8 colheres (sopa) de feijão fradinho cozido al dente - e ainda quente!

Coloque os tomates, as cebolas, o pimentão e a cebolinha em uma tigela, acrescente o feijão fradinho ainda quente (sem o caldo!), tempere com sal, vinagre balsâmico e azeite, misture e cubra. Deixe fora da geladeira por pelo menos 1 hora, para que os sucos se soltem e formem um molho - por isso é importante o feijão estar quente!

Na hora de servir, misture-a bem, regue com um fio de azeite e pronto!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails