A desculpa da festa junina no sítio foi perfeita para preparar essa pamonha de forno; em casa não tem graça porque o Ebraim abomina TODOS os doces a base de milho, enquanto eu sou absolutamente viciada em pamonha, curau e sorvete de milho, sem falar do bolo de fubá com queijo curado, do qual ele não pode nem sentir o cheiro...
Enquanto assava, o aroma tomou conta da casa e o resultado não foi nada menos do que eu esperava; provei-a quente, recém saída do forno, e sua textura ainda esperava para se firmar completamente, mas o sabor era genuíno, e os pedacinhos de milho, resultantes da desculpa esfarrapada de "falta de tempo para bater mais", foram providenciais!
Para acompanhar, fiz esse pão recheado; dobrei a receita e preparei-o na sexta para servi-lo no sábado. Um argentino muito simpático, amigo do meu avô, que costumava pegar carona no seu charmoso packard, comeu duas fatias enormes, uma após a outra!
PAMONHA DE FORNO
da Lu Beterson- 4 xícaras (chá) de milho verde orgânico fresco - cada espiga corresponde, aproximadamente, a uma xícara, mas tenha à mão uma espiga extra, por precaução;
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar cristal orgânico;
- 2 xícara (chá) de leite integral orgânico;
- 2 ovos orgânicos - usei grandes;
- 4 colher (sopa) de maisena;
- 1 colher (sopa) de fermento químico;
- 50g de manteiga sem sal e
- 1 pitada de sal marinho.
1. Pré-aqueça o forno a 180ºC e unte uma forma retangular com manteiga. Usei uma de 34x22x6cm e minha pamonha ficou baixinha, como se vê na foto; se quiser uma mais alta, use uma assadeira com dimensões menores.
2. Bata todos os ingredientes no liquidificador por alguns minutos, até formar uma massa. Quanto mais tempo bater, mais lisa será a pamonha, pois terá menos pedacinhos de milho; não bati muito a minha e adorei o visu mais roots.
3. Despeje a massa na forma e leve-a ao forno por aproximadamente 45 minutos, ou até que a superfície esteja levemente dourada, e que um palito, ao ser inserido no meio da pamonha, saia limpo. Precisei de alguns minutos mais.
Aqui em casa todo mundo é viciado em pamonha!!
ResponderExcluirqueria ser sua vizinha, Edu. Sem mais...
ExcluirSabrina!!! Oi!!! Seu blog está lindíssimo!! Tudo maravilhoso, textos e receitas ! (Ando trabalhando que nem uma condenada...blé!).
ResponderExcluirParabéns!! Um beijo grande!!
três anos atrasada, mas continuo vendo as delícias que você faz, Má! Beijo
Excluir