Depois de ler esse post da Suzana sobre jantar com aromas africanos fui obrigada a improvisar com o que tinha em casa e, como não tinha berinjelas, batatas ou grão de bico, acabei fazendo couscous marroquino, abobrinhas e shitakes grelhados acompanhados de molho Harissa. Confesso que só comprei esse molho para acompanhar o couscous, já que na caixa é denominado como molho picante "especial para cuscuz, carne ou qualquer outro prato que prefira", mas a Suzana explicou que este é um condimento picante característico da cozinha norte-africana composto por pimentas vermelhas, especiarias e sal. Quem não encontrar para comprar pode preparar em casa conforme descrito nesse delicioso blog.
Antes de escrever o passo a passo da receita tenho de lhes contar sobre a história do couscous, que mais parece uma novela... O Ebraim não acreditava que este prato nada tinha a ver com o cuscuz paulista ou com o baiano.; na verdade ele só se convenceu de que o gosto provavelmente seria outro após ler na caixa que o marroquino era feito de sêmola de trigo duro... Ele é pior do que criança...
Para preparar esse prato que não demorou mais de 10 minutos para estar na mesa sendo servido, cortei algumas abobrinhas baby e coloquei-as na grelha junto com shitakes, ambos temperados com azeite e alho espremido.
Para o couscou, ferva 180 ml de água com sal e derrame lentamente, junto com uma colher de azeite, sobre 180 g do grão; cubra e deixe hidratar por 5 minutos. Após, separe os grãos com um garfo. A parte final e mais trabalhosa foi o molho: esprema um pouco do conteúdo da bisnaga em um recipiente, adicione um pouco de água e misture ate que fique homogêneo. Pincelei um pouco deste sobre as abobrinhas e shitakes e servi o resto à parte.
Bem, foi o que deu para fazer, mas ainda continuo pensando naquele purê com iogurte; ai ai...
deve ter ficado mesmo bom!
ResponderExcluirtenho lá pelo meu canto uma receita de purê de grão e de molho de iogurte, da Turquia, que deve dar para matar saudade.
e aqui fica o link:
ResponderExcluirhttp://oquefazerprojantar.blogspot.com/2007/06/cacik.html