sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Conchiglioni recheado ao molho de queijos














Resolvi fazer a receita de "canelone de couve-flor e brócolis" do livro do Oliver ("Jamie em casa"); entretanto, troquei o canelone por conchiglioni, omiti as anchovas e adaptei o molho, na vã tentativa de que o marido comesse... Ledo engano! Não pensem com isso que o prato não ficou bom; pelo contrário, ficou ótimo, mas o Ebraim tem um sério problema com o que ele denomina de "molho branco"... Eu disse pra ele que não era molho branco, mas um "fondue" sobre a massa... Não colou! Mas ele fez a sua parte; experimentou, comeu o que eu lhe servi, mas pela cara de nojo sei que sua boa vontade não estará presente na próxima...

Acabei socializando o prato dando um pouco para a minha querida vizinha e levando o resto para a casa da minha mãe; todas adoraram, então não fiquei tão chateada!

Conchiglioni recheado de couve-flor e brócolis
(adaptado do livro Jamie em casa)

- uma caixa de conchiglioni
- ½ maço de brócolis limpo e em pedaços pequenos
- ½ maço de couve-flor limpa e em pedaços pequenos
- azeite
- 6 dentes de alho fatiados finamente
- um punhado de folhas de tomilho fresco
- 2 pimentas dedo de moça cortadas em cubinhos (retire a maioria das sementes)
- sal
- pimenta do reino
- mussarela suficiente para cobrir a massa
- parmesão suficiente para cobrir a massa

Preaqueça o forno a 200º.

Prepare os conchiglioni em uma panela grande com água e sal até que fiquem quase prontos; como serão recheados e irão para o forno, é necessário que estejam consistentes e inacabados. Reserve a massa.

Coloque bastante água com sal em uma panela grande; quando ferver, coloque o brócolis e a couve-flor para cozinharem por 5/6 minutos. Passe-os por um escorredor reservando uma concha da água do cozimento.
Aqueça dois fios de azeite em uma frigideira larga e refogue o alho; adicione o tomilho e a pimenta tomando cuidado para que o alho não queime. Coloque a couve-flor, o brócolis e a água reservada, deixando que eles cozinhem por aproximadamente 15 minutos com a panela tampada. Após esse tempo, verifique se a textura já está adequada, lembrando-se que esse será o recheio da massa, logo deve estar leve e uniforme. Se já estiver OK tire a tampa e deixe que a água restante evapore e desligue o fogo. Jamie recomenda que se utilize um amassador de batatas para esmagar os vegetais; eu apenas dei uma amassada geral com a espátula para evitar mais louça suja... Prove o recheio acertando o sal e a pimenta-do-reino. Espalhe o recheio em um refratário pra que esfrie.

Na receita de Jamie são utilizados dois molhos; um de tomates (embaixo) com um toque de vinagre de vinho tinto, e um branco sobre os canelones já recheados. Fiz apenas um molho de queijo bem simples.

Molho de queijo

- 1 cebola em cubinhos
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de farinha
- leite (não anotei a quantidade...)
- noz moscada
- castanha de caju quebrada, para salpicar antes de servir

Refogue a cebola em cubinhos até que fique translúcida; coloque a farinha para que frite um pouco e adicione o leite aos poucos, mexendo constantemente com um fue para que não empelote. Se isso acontecer, não se preocupe, bata tudo no liquidificador e volte à panela para que chegue è textura desejada. Após, tempere com bastante noz moscada e reserve.

Recheie os conchigliones, salpique mussarela, cubra com o molho e finalize com uma generosa camada de parmesão. Leve ao forno preaquecido até que o queijo gratine. Salpiquei algumas castanhas de caju quebradas na hora de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails