domingo, 25 de outubro de 2009

Empadão de legumes


Encontrei essa receita em um papel antigo com o nome de "massa para torta salgada"; na realidade é uma massa bem quebradiça, o que me fez denominá-la de empadão. Ela não se compara em nada com a receita de massa postada aqui; é difícil de abrir e fica bastante frágil, mas com uma textura e gosto inesquecíveis.

Empadão de legumes

Recheio

- 1 caixa de tomates cereja (aproximadamente 150g)
- 2 cebolas
- 2 berinjelas médias
- 2 abobrinhas

- 2 punhados
de vagem

- 1 pimentão vermelho
- 1 pimentão verde

- 1 pimentão amarelo
- 1 lata de milho

- 2 xícaras de azeitonas verdes recheadas

- 1 punhado de funghi sec
- 2 xícaras de champignon
- 1 alho poró
- tomate seco - aproximadamente 4 unidades
- óleo de gergelim torrado

- pimenta do reino moída na hora
- azeite

- ervas frescas

Corte os tomatinhos ao meio e asse-os por aproximadamente 2 horas no forno pré aquecido, à temperatura mínima, temperados com alho espremido, ervas frescas, azeite, pimenta do reino moída, sal e uma pitada de açúcar. Usei manjericão, orégano e tomilho frescos.

Se não for usar cogumelos frescos, coloque o funghi sec em um pote, cubra-os com água morna e deixe-os hidratando até ficarem macios. Após, escorra a água e descarte-a. Esprema os cogumelos reservando o seu sumo. Refogue a cebola cortada em cubinhos em um pouco de azeite e acrescente os cogumelos para que refoguem por alguns minutos; acrescente o líquido reservado, deixe que este evapore e reserve. Corte em cubos a berinjela, a abobrinha, a vagem, o alho poró e os pimentões. Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira antiaderente grande e refogue-os, um a um, separadamente, até que dourem um pouco, em fogo médio-alto. Após, volte todos os refogados à frigideira, acrescente ervas frescas com um pouco mais de azeite. e deixe em fogo médio-baixo, tampado. Mexa vez ou outra para garantir que nada está queimando. Após aproximadamente 10 minutos, apague o fogo e acrescente o óleo de gergelim. Acrescente os funghi os champignons e as azeitonas devidamente fatiados, o milho e os tomatinhos cereja aos legumes refogados. Tempere tudo com azeite e pimenta do reino. Acrescente mais ervas frescas picadas grosseiramente com as mãos quando o recheio já estiver frio. Acerte o sal e a pimenta do reino. Faça o recheio um dia antes e deixe-o na geladeira.


Massa

- 100 g de manteiga sem sal em cubinhos
- 2 a 3 colheres de sopa de água gelada
- 185 g de farinha de trigo

Eu faço 2 receitas de massa, pois também a utilizo para enfeitar. Penere a farinha de trigo, junte a manteiga e misture a massa com um garfo. A massa estará esfarelenta; acrescente 2 colheres de água gelada e continue misturando. Se achar necessário, acrescente mais um colher de água. Manipule a massa até que ela fique lisa e uniforme. Faça uma bola, embrulhe-a em papel filme e leve à geladeira por 20 minutos. Abra a massa com aproximadamente 3 mm de altura em uma superfície enfarinhada; eu prefiro fazer isso sobre um plástico grosso, também enfarinhado. Cubra a forma e faça furinhos no fundo e nas laterais da massa. Abra outro pedaço da massa para fazer a "tampa" da torta e corte-o no tamanho correto.


Coloque o recheio sobre a massa, cubra-a com a massa restante e faça furinhos nesta também. Leve a torta montada à geladeira por 20 minutos. Faça uma mistura de ovo batido com manteiga derretida e passe-a sobre a massa. Asse a torta a 200º, em forno pré-aquecido, até que a superfície fique dourada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails