sábado, 24 de outubro de 2009

Pão de batata recheado


Há algum tempo passei na casa da minha mãe e minha irmã estava estudando com a TV ligada; não sei com quem ela aprendeu isso... O negócio é que tanto ela não estava vendo nada que quem estava aparecendo era uma senhora que se chama Palmirinha; eu não a conheço, mas ela estava mostrando uns pães de batata lindos de morrer. Pesquisei e encontrei a receita no site do programa.

Aproveitei um dia em que meus queridos tios vieram em casa e fiz os pães de batata e uma bomba de sorvete, receita do primeiro livro de culinária "de adulto" que ganhei. Nesse dia não recheei os benditos, que ficaram muito gostosos...

Algum tempo depois, sob o pretexto de fazer testes para o coffee-break de um curso da minha mãe, coloquei todos os ingredientes na minha querida Kit, que bateu e sovou a massa. Após, moldei e recheei as bolinhas com queijo e ervas diversos e deixei que crescessem, como manda a receita. Ficaram muito gostosos, assim como da vez anterior, mas deveria ter colocado mais recheio, pois eles cresceram mais do eu esperava e ele ficou concentrado no centro. Separei alguns para variar com cubinhos de chocolate; assim como nos salgados, estes também ficaram pouco recheados.
Vou ficar devendo as fotos dos primeiros pães e da maravilhosa bomba de sorvete, pois foram tiradas com a câmera da minha irmã e ela demora uns 2 anos para repassar. Sim, LUCIANA, isso é uma "direta"!!! Aproveite e passe as fotos do níver da mamãe! Rs...

Pães de batata recheados

- 50g de fermento biológico fresco
- 500g de batata cozida e espremida
- 1 Kg de farinha de trigo para pães
- 1 colher (sobremesa) de sal
- 200 ml de leite
- 200 g de manteiga em temperatura ambiente
- 3 ovos

Esfarele o fermento, acrescente o sal e mexa até obter um líquido. Adicione o leite e reserve. Em outra tigela, peneire a farinha e adicione a manteiga, os ovos levemente batidos e a mistura de fermento. Mexa e adicione a batata. Deixe a massa uniforme a sove-a.

Divida a massa em 50 bolinhas, ou em 4 partes iguais, para pães médios. Recheie a massa, coloque-a em uma assadeira polvilhada com farinha e deixe-a crescer até dobrar de tamanho.

Pincele gema de ovo e asse as bolinhas (ou os pães no formato "filão") no forno pré aquecido a 180º por aproximadamente 20 minutos. Os maiores demoram um pouco mais.

OBS: Usei manteiga sem sal, o que foi ótimo para os pães recheados com chocolate, mas que fez com que os salgados ficassem em defasagem. Se não for colocar azeitona ou um queijo muito salgado, melhor salpicar uma pitada de sal junto com o recheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails