terça-feira, 26 de agosto de 2014

Bolo de agrião com cobertura de chocolate: em busca do bolo verde perfeito!

 

Meses atrás, cismei que tinha de fazer um bolo verde, mas nenhuma receita que vi me pareceu certeira. Apesar de todas levarem praticamente os mesmos ingredientes, as quantidades eram muito diferentes, e os testes não foram poucos... Agora vocês entendem o rocambole de talos? A sorte é que o bandido se mostrou promissor desde a primeira vez, e a calda de chocolate com cara de desenho animado, foi um caso à parte!



Na primeira tentativa, usei 3 ovos, suco de gengibre e gotas de chocolate na massa. O gengibre era desnecessário, as gotas brigavam com a textura delicada e os ovos estavam em excesso.

Na segunda tentativa, diminui para 2 ovos e adicionei cerejas em calda na massa, cortadinhas. O sabor da cereja  combinou muito com a lembrança do agrião; decidi regar o póximo com um licor de cerejas. Também pensei em pimm's e em licores de outras frutas vermelhas, algo bem frutado e alegre! Acho que o tradicional e amendoado maraschino é muito sério para esse fim, mas talvez fique bom se adicionado na cobertura de chocolate, só para dar um glamour...

Para a terceira tentativa, aumentei a quantidade de agrião, e seu sabor ficou muito forte. No fim das contas, o melhor bolo foi o mais simples, sem nada, apenas regado com licor, coberto com a calda de chocolate e acompanhado de cerejas em calda. Fiquei imaginando um prato de bolo alto, com um naked cake verde, entremeado por ganache de chocolate e cerejas em calda, finalizado com essa cobertura linda, gordas cerejas em calda com caroço e cabinho, e delicadas raspas de chocolate...

Com ou sem cerejas e licor, se também cismar em testar a receita, não deixe de fazer a cobertura de chocolate, por favor...







Bolo de agrião com cobertura de chocolate

  • 80g folhas de agrião (as folhas de 1 maço, aproximadamente, mas é melhor pesar para que o bolo não fique muito forte)
  • 100g farinha de trigo
  • 200g açúcar cristal
  • 75ml óleo
  • 1 colher (chá) fermento
  • 2 ovos - clara e gema separadas
regar com
  • 1 colher (sopa) licor de cereja (ainda quero provar com pimm's e outros licores de frutas vermelhos).
cobertura
  • 25g açúcar  
  • 60ml água
  • 113g chocolate 70%, picado
  • 1 c.sopa licor de cereja - se não tiver/quiser colocar o licor, pode omiti-lo e fazer com 75ml de água)
  • cerejas em calda para acompanhar

1. Aqueça o forno a 180º.
2. Unte uma assadeira de furo no meio (21x8cm) com óleo e farinha de trigo.
3. Peneire a farinha de trigo e o fermento, e reserve.
4. Passe as gemas pela peneira, para retirar a película externa (principalmente se estiver usando ovos com sabor forte, assim o bolo ficará mais delicado).
5. Processe as folhas, as gemas, o açúcar e o óleo - aperte a função pulsar, abra e mexa e repita o processo até adquirir uma massa homogênea.
6. Bata as claras em neve.
7. Passe a massa processada para uma tigela grande, e vá adicionando a farinha aos poucos. Adicione, por fim, as claras em neve, em três etapas, misturando a massa com cuidado, raspando de baixo para cima, apenas até que a massa fique uniforme.
8. Coloque a massa na forma untada e leve-a ao forno por aproximadamente uma hora, ou até que sua superfície esteja firme ao toque, e um palito inserido no meio do bolo saia limpo. Aguarde dez minutos para desenformá-lo, então passe-o para uma grade para que esfrie completamente.
9. Quando o bolo estiver completamente frio, regue-o com o licor.
10. Para a cobertura, coloque o açúcar e um terço da água em uma panela, e leve-a ao fogo até que o açúcar se dissolva. Despeje o restante da água na panela e mantenha-a no fogo até que toda a mistura aqueça, mas não ferva. Derrame sobre o chocolate e mexa bem. Aguarde um minuto, para que a textura se firme um pouco, e derrame-a sobre o bolo. Esse tempo pode variar um pouco; nos dias frios, em um minutinho ela já toma corpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails