quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Almôndegas de shitake

Quando não quero correr o risco de desagradar o Ebraim faço algum prato com shitake; desde que não coloque molho branco, a aceitação será garantida! Por esse motivo, sempre que vou à Liberdade compro um saco enorme de shitakes secos e saio à procura de novidades gastronômicas...


Desde que o tio Mauro me trouxe a batedeira dos sonhos

e seus acessórios, morro de vontade de usar o súper moedor de carne; entretanto, como esse é um item

inexistente em casa comecei a procurar receitas para tentar adaptá-las com outros ingredientes... O shitake foi o primeiro que me veio em mente, pois a idéia de colocar peixe no moedor não me agradou nem um pouco...


Encontrei uma tentadora receita de almôndegas no Livro Essencial dos Aperitivos e substitui a carne pelos cogumelos; apesar de gostosas as almôndegas de shitake não foram rotuladas como “receita definitiva”. Tempos depois, bisbilhotando um blog que adoro, encontrei exatamente a receita que procurava. Muito mais habilidosa do que eu, a Ana adicionou louro aos temperos e compensou a falta da gordura da carne com cubinhos de manteiga gelada... PERFEITO!!!


Na receita da Ana são usados cogumelos variados e frescos, picados ou processados. Como queria usar o moedor, não preciso dizer que pulei essa parte e aproveitei para moer outros ingredientes; depois que você começa a empurrar ingredientes no moedor é difícil parar! Gostei TANTO dessa história que pedi para o Ebraim filmar o processo:



Servi as almôndegas acompanhadas de molho de pimentões e salada. Vou postar a receita do modo que a preparei, mas vocês podem conferir a receita da Ana e seu delicioso texto nesse post.


Almôndegas de shitake

- 1 cebola

- 1 folha de louro

- 2 colher (sopa) azeite de oliva extra virgem

- 2 dentes de alho

- 100g de shitake seco

- 1/2 xícara pão amanhecido despedaçado

- 1/2 xícara leite

- 1 ovo grande

- 1/3 xícara de queijo parmesão ralado na hora

- ramos de tomilho fresco

- 2 colheres (sopa) de manteiga bem gelada em cubinhos de 0,5 cm

- farinha de rosca, se necessário

- 1 colher (chá) rasa de sal (não adicionei)

- pimenta-do-reino moída na hora, a gosto

- 1 fio de azeite para fritar as almôndegas


Hidrate os cogumelos em água quente e esprema-os. Para ter uma noção de proporção pesei-os após esse processo e obtive 280g; como a receita da Ana pede 350g cogumelos frescos creio que posso adicionar um pouco mais da próxima vez.

Muito ansiosa para usar o meu moedor novo, facilitei bastante o processo e coloquei o shitake, a cebola e o alho para serem moídos juntos. Aqueci um pouco de azeite em uma frigideira grande, adicionei o louro e o shitake moído e refoguei até que não saísse mais vapor. Transferi a mistura para uma tigela, retirei a folha de louro e deixei que resfriasse um pouco.

Em uma tigela pequena, pique o pão em pequenos pedaços e cubra com o leite; deixe descansar por 5 minutos e esprema-o bem. Descarte o leite e adicione o pão à mistura juntamente com o parmesão, as folhas de tomilho, a pimenta-do-reino e o sal (se achar que este é necessário); acrescente o ovo batido e misture tudo até que o resultado fique homogêneo.

Por fim, junte a manteiga gelada e, se o resultado for muito molenga, acrescente farinha de rosca até firmar. Usei um punhado de uma farinha de rosca bem granulada, que ganhei do tio Mauro.

Molhe as mãos em água fria e forme bolinhas de 5cm de diâmetro; frite-as em uma frigideira ante-aderente com um fio de azeite até que fiquem douradinhas. A Ana obteve cerca de 18-20 almôndegas; eu não contei o rendimento.



Molho de pimentões e pimenta (adaptação do m'hammara)


- 3 pimentões vermelhos

- 3 pimentas dedo de moça

- 1/2 xícara de pignoli

- 3 dentes de alho (pequenos)

- 3 colheres de sopa de azeite

- 3 colheres de tahine

- sal a gosto

- noz moscada ralada a gosto

Assar os pimentões e as pimentas em uma grelha, sobre o fogo, até que a pele fique queimada; transfira-os para uma tigela e feche-a com papel filme. Esse processo facilita a etapa seguinte, da retirada da pele. Sempre leio para colocá-los em um saco, mas essa idéia não me agrada... Depois de pelá-los e retirar as sementes, leve-os ao liquidificador com os outros ingredientes. Esse molho vira uma bela sopa se adicionarmos molho de tomate e caldo de legumes!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails