quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Flores de chocolate...



Havia me esquecido de postar as fotos desses bolinhos que fiz pra presentear os meus padrinhos; são bolinhos de chocolate facílimos que levam apenas três ingredientes: ovo, chocolate e manteiga. Não preciso nem dizer que é uma das minhas receitas favoritas, aquela que sempre me salva quando tenho um jantar de última hora.

Vi essa receita em um blog que adoro e fiquei morrendo de vontade de experimentar, mas a quantidade de chocolate era enorme... Sem problemas, dividi tudo por cinco, já que a receita pedia cinco ovos, e deu súper certo!

Os ingredientes e a preparação são muito simples, mas a Suzana faz uma ressalva importante; use chocolate de boa qualidade, seja ele amargo, ao leite, branco etc, pois o bolo ficará exatamente com o seu sabor.

Padrinho e madrinha, espero vê-los no natal!!! Bjs



Bolo de chocolate

- 1 ovo grande (gema e clara separadas)
- 90g de chocolate - usei orgânico com 80% de cacau
- 30 g de manteiga sem sal

Misture o chocolate e a manteiga e leve-os ao banho-maria até que tudo derreta, tomando o cuidado para que a tigela não encoste na água fervente, ou, se preferir, encoste-a, mas não deixe que a mesma ferva. Mexa tudo e aparte até que arrefeça.

Unte a forma com manteiga, cubra o fundo com uma folha de papel vegetal e volte a passar manteiga sobre ele
. Como usei forminhas de silicone, pulei essa fase.

Na sequencia, bata a clara em castelo até estare firme, mas não bata mais do que o necessário, ou o bolo poderá ficar seco.
Bata rapidamente a gema e junte-a ao chocolate arrefecido. Envolva a clara batida à mistura de chocolate em três etapas, com cuidado, até que a massa fique uniforme.

Coloque a massa nas forminhas até preencher 3/4 do volume e leve-as ao fono a 190ºC. Nas forminhas de coração que usei os bolos ficam prontos em aproximadamente 10 minutos; eles ficam como uma casquinha dura, mas com o interior ainda úmido, semelhante a um brownie. Para quem possui termômetro culinário, o interior deve estar a 60ºC. Depois que saírem do forno, deixe que arrefeçam por 10 minutos e desenforme-os.

Pode ser servido com sorvete, chantilly, frutas, ou apenas polvilhado com açúcar de confeiteiro e embalado para que viajem para Catanduva...

Um comentário:

  1. Sabrina,

    Fico contente que tenha gostado do bolo - é de facto uma receita muito fácil e de resultado sempre garantido. Obrigada pelas simpáticas palavras e por passar no gourmets! :)

    Bj*

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails