quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Maçarico e frutas com crosta de caramelo



Quando falei para o Ebraim que faria banana com crosta de caramelo como sobremesa na casa de um casal de amigos ele torceu o nariz; achou muito simples... Não me abalei e juntei os ingredientes da banana aos da pizza, que também faria. Dito e feito, mais tarde ele acabou pedindo desculpas pela desconfiança, pois a sobremesa ficou leve e maravilhosa, fechando muito bem o jantar.

É a melhor sobremesa de última hora, pois, além de ser rápida, pode ser feita com quase todas as frutas e requer apenas açúcar a fogo. Se tiver um creme batido ou sorvete para acompanhar, ótimo; do contrário, disponha algumas folhas de manjericão, alecrim, tomilho e hortelã para que os convidados descubram as melhores combinações... Outro sucesso e diversão comprovadamente garantidos!

Corte a banana ao meio sem retirar a casca e asse-a rapidamente, com uma leve camada de açúcar demerara por cima. Assim que ficar quente e macia, retire-a do forno e cubra-a com outra camada de açúcar demerara. Transfira-a para o prato em que será servida e mande ver com o maçarico; aproveite, essa é a melhor parte!!! Se não tiver esse utensílio, coloque a banana com a camada de açúcar no forno bem quente até que se forme um caramelo. Quem tiver, pode finalizar com o grill do forno. Quando faço frutas diversas da banana prefiro uma frigideira ao forno;, pois assim posso controlar exatamente o tempo em que cada uma fica pronta. Para tanto, penas corto a fruta desejada ao meio e coloco-a com a carne virada para a frigideira, sem o açúcar, por alguns minutos, até que fique quente e um pouco dourada. Depois, sigo o mesmo processo da banana.

Nem sempre tenho saco, mas quando quero um visual perfeito disponho uma camada de açúcar em um prato e pressiono as frutas contra este para que a camada fique uniforme a cubra toda a fruta, o que não ocorre quando o açúcar é salpicado. De qualquer forma, sempre fica lindo e saboroso.

As fotos que estou postando foram tiradas em casa, nos dias seguintes, atendendo a pedidos fervorosos...

PS: Preciso dizer que o maçarico foi presente do tio Mauro?!? Rs...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails