quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Alcachofras baby e um delicioso carbonara



Fiquei muito feliz ao encontrar essas alcachofras baby na feira, pois além de saborosas são ótimas para preparações rápidas! Eu mencionei que elas não tem espinhos? Que tolinha, afinal de conta isso é um detalhe à toa... Escolha sempre as bem pequenas para não correr o risco de já estarem mais desenvolvidas...

Ontem mesmo passei a mão em algumas delas para fazer um carbonara com aspargos e abobrinhas baby inspirada no lindo carbonara de abobrinha do livro do Oliver, "Jamie em casa". Ele ressalta que o carbonara original é feito com penne, de acordo com as mammas, e por essa razão indica um corte em ângulo ao cortar as abobrinhas, para que harmonizem, visualmente, com a massa. Não tinha penne, mas resolvi seguir a indicação do corte.

A receita pede apenas abobrinha italiana, mas acrescentei alcachofras e alho poró. Gostei bastante da aparência e da harmonização entre os ingredientes, ficou bastante sofisticado.

Tirei algumas fotos rapidamente, sem nem mesmo limpar o prato...




Carbonara com alcachofras, aspargos, abobrinhas e alho poró
Rendimento: 4 porções

- 8 alcachofras baby
- 3 abobrinhas italiana baby

- 8 aspargos frescos
- 1/2 alho poró grande (não tinha um baby...)
- 100g creme de leite
- 200g de parmesão ralado
- 4 gemas - tomilho
- pimenta do reino moída na hora
- sal
- 320g de massa

O carbonara tem uma preparação muito rápida e deve ser consumido logo em seguida; portanto, já deixe a mesa posta, com cada coisa em seu lugar...


Corte a parte superior das flores bem próximo ao bulbo e apare a base; retire as folhas externas mais duras e coloque os fundinhos em uma tigela com água e limão para que não escureçam. Corte as abobrinhas ao meio e filete cada metades com cortes diagonais. Corte a parte superior dos aspargos, separando-as para decorar o prato, e filete a haste com cortes diagonais. Por fim, corte o alho poró em fatias finas, no sentido do seu comprimento.

Coloque bastante água salgada para ferver e cozinhe-o até que fique al dente, reservando um pouco da água do cozimento. Assim que ficar pronto, pare o cozimento passando água fria enquanto este está no escorredor e reserve-o.
Aproveite uma parte da água quente que seria escorrida e amoleci os topos dos aspargos.

Em uma tigela, bata ligeiramente as gemas e misture-as com o creme de leite. Tempere com um pouco de pimenta do reino e sal. Reserve.


Se desejar usar bacon, corte-o em cubinhos e leve-o a uma frigideira grande para dourar; do contrário, use um fio generoso de azeite para refogar o alho poró. Em seguida, acrescente as abobrinhas e os aspargos. Corte as alcachofras em quatro e leve-as à frigideira rapidamente. Desligue o fogo, acrescente 2/3 do parmesão e do tomilho, a massa e a mistura de creme de leite e gemas. Mexa e acrescente um pouco da água reservada. Trabalhe rapidamente nessa etapa e não leve a frigideira novamente ao fogo.


Disponha as porções em quatro pratos e finalize com o restante do parmesão e do tomilho, uma pitada de sal, pimenta moída e o pedaço de aspargo reservado para decoração.


NOTA
: depois de alguns testes cheguei à conclusão de que 80g de massa por pessoa são suficientes, mas quando recebo alguém de fora faço 100g para não correr o risco de faltar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails