Depois de ler a descrição da Fer sobre esse lindo bolo não pude resistir e preparei-o para a páscoa, "denso, aromático, com uma leve piscada de whiskey"; é, de fato, um bolo irresistível! Equilibrado, denso, úmido, com o sabor bom do cacau e um toque de whisky. Segundo o Ebraim, o melhor que já preparei! ;)
Apesar de tanta pompa, é um bolo que não dá muito trabalho, não tem segredos e pode ser preparado no dia anterior; fica a dica para quem ainda não sabe o que fazer para a sobremesa no dia das mães.
Depois de salada, quiche, bacalhau do tio Mauro e arroz da tia Má, achei que só o bolo estaria de bom tamanho, mas os mais formigas sentiram falta do sorvete de creme...
Bolo de chocolate com whisky
- 1 xícara de cacau em pó puro, sem açúcar e de qualidade;
- 1 e 1/2 xícara de café preparado - fui tirando expressos longos até conseguir a quantidade necessária;
- 1/2 xícara de whisky - pode ser bourbon;
- 226 g (1 xícara) de manteiga sem sal;
- 2 xícaras de açúcar refinado;
- 2 xícaras de farinha de trigo orgânica;
- 1 1/4 colher (chá) de fermento em pó;
- 1/2 colher (chá) de sal;
- 2 ovos orgânicos grandes e
- sementinhas de baunilha (aproximadamente 1/8 da fava, cortada ao meio com as sementinhas raspadas) - substitua por 1 colher (chá) de um bom extrato de baunilha;
1. Coloque a grade do forno no meio e pré-aqueça a180ºC.
2. Unte uma forma redonda de fundo removível (26cm de diâmetro por 5cm de altura) com manteiga e polvilhe com cacau em pó. Reserve.
3. Em uma panela pequena, aqueça o café, a manteiga cortada em cubinhos e o cacau, batendo com um batedor de arame até que a manteiga derreta completamente. Remova do fogo, adicione o açúcar e o whisky, bata até ficar homogêneo e deixe esfriar por 5 minutos.
4. Enquanto isso, na vasilha da batedeira, misture a farinha, o fermento e o sal.
5. Numa vasilha pequena, bata os ovos com a baunilha. Junte a mistura de ovos à mistura de chocolate. Com a batedeira em velocidade baixa, misture a farinha e vá acrescentando o liquido de chocolate bem devagar, até que tudo se misture; a massa vai ficar bem fina e com bolhas, vá raspando os lados da tigela com uma espátula, para toda farinha se incorporar.
6. Coloque a massa na forma untada e asse por 50 minutos.
7. Remova do forno e deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformá-lo. Peneire-o com açúcar de confeiteiro, se desejar, mas apenas depois de ter esfriado completamente, preferencialmente antes de ser servido. O sorvete de creme, apesar de desnecessário, não deve ficar mal, e garanto que agradará ainda mais se os seus familiares também forem formiguinhas...
Que pretinho fica, né? Não sou muito de bolo de chocolate, mas escurinho assim fico doida pra provar.
ResponderExcluirCor irresistível... Daqueles bolos que deixam a marca no prato! :)
Excluirvc se repetio muito
ResponderExcluirE você foi muito conciso na sua crítica construtiva...
ExcluirDa pra fazer cupcakes?
ResponderExcluirnunca testei... Se for tentar, tome cuidado com o tempo no forno para que não fiquem ressecados!
Excluir