sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bolo de chocolate com whisky


Depois de ler a descrição da Fer sobre esse lindo bolo não pude resistir e preparei-o para a páscoa, "denso, aromático, com uma leve piscada de whiskey"; é, de fato, um bolo irresistível! Equilibrado, denso, úmido, com o sabor bom do cacau e um toque de whisky. Segundo o Ebraim, o melhor que já preparei! ;) 

Apesar de tanta pompa, é um bolo que não dá muito trabalho, não tem segredos e pode ser preparado no dia anterior; fica a dica para quem ainda não sabe o que fazer para a sobremesa no dia das mães.

Depois de salada, quiche, bacalhau do tio Mauro e arroz da tia Má, achei que só o bolo estaria de bom tamanho, mas os mais formigas sentiram falta do sorvete de creme...


Bolo de chocolate com whisky

- 1 xícara de cacau em pó puro, sem açúcar e de qualidade;
- 1 e 1/2 xícara de café preparado - fui tirando expressos longos até conseguir a quantidade necessária;
- 1/2 xícara de whisky - pode ser bourbon;
- 226 g (1 xícara) de manteiga sem sal;
- 2 xícaras de açúcar refinado;
- 2 xícaras de farinha de trigo orgânica;
- 1 1/4 colher (chá) de fermento em pó;
- 1/2 colher (chá) de sal;
- 2 ovos orgânicos grandes e
- sementinhas de baunilha (aproximadamente 1/8 da fava, cortada ao meio com as sementinhas raspadas) - substitua por 1 colher (chá) de um bom extrato de baunilha;

1. Coloque a grade do forno no meio e pré-aqueça a180ºC. 
2. Unte uma forma redonda de fundo removível  (26cm de diâmetro por 5cm de altura)  com manteiga e polvilhe com cacau em pó. Reserve.
3. Em uma panela pequena,  aqueça o café, a manteiga cortada em cubinhos e o cacau, batendo com um batedor de arame até que a manteiga derreta completamente. Remova do fogo, adicione o açúcar e o whisky, bata até ficar homogêneo e deixe esfriar por 5 minutos.
4. Enquanto isso,  na vasilha da batedeira, misture a farinha, o fermento e o sal. 
5. Numa vasilha pequena, bata os ovos com a baunilha. Junte a mistura de ovos à mistura de chocolate. Com a batedeira em velocidade baixa, misture a farinha e vá acrescentando o liquido de chocolate bem devagar, até que tudo se misture; a massa vai ficar bem fina e com bolhas, vá raspando os lados da tigela com uma espátula, para toda farinha se incorporar. 
6. Coloque a massa na forma untada e asse por 50 minutos. 
7. Remova do forno e deixe o bolo esfriar completamente antes de desenformá-lo. Peneire-o com açúcar de confeiteiro, se desejar, mas apenas depois de ter esfriado completamente, preferencialmente antes de ser servido. O sorvete de creme, apesar de desnecessário, não deve ficar mal, e garanto que agradará ainda mais se os seus familiares também forem formiguinhas...

6 comentários:

  1. Que pretinho fica, né? Não sou muito de bolo de chocolate, mas escurinho assim fico doida pra provar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cor irresistível... Daqueles bolos que deixam a marca no prato! :)

      Excluir
  2. Respostas
    1. nunca testei... Se for tentar, tome cuidado com o tempo no forno para que não fiquem ressecados!

      Excluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails