sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Rösti com recheio de bacalhau




Essa batata é rápida, versátil e pode ser montada com algumas horas de antecedência. Nesse caso, monte-a na própria panela, regue-a com um fiozinho de azeite e cubra-a com papel filme. Sei que batata costuma escurecer na geladeira, depois de cozida, mas isso nunca aconteceu quando preparo a rösti antecipadamente, e já fiz isso inúmeras vezes.


Rösti com recheio de bacalhau


Para uma frigideira antiaderente de 18 cm de diâmetro use 2 batatas grandes, se desejar uma boa camada de batatas, ou 2 médias, para uma crosta mais fina sobre o recheio. A medida refere-se ao diâmetro da abertura; o da base mede 12 cm.

Você pode usar a batata comum, mas ficará melhor se usar uma que contenha menos água, como a asterix; além disso, é importante observar o seu cozimento, pois ela tem de ser amaciada mas deve manter a firmeza. Após, leve a batata à geladeira por algumas horas, ou de um dia para o outro, para que fique resfriada por inteiro. Basta passa-la em um ralador grosso, temperá-la com uma pitada de sal e cobrir a base da frigideira com metade da batata, seguindo do recheio e do restante daquela. Não pressione muito batata, do contrário, acabará com um purê; apenas acomode-a. Regue a circunferência da rösti com um pouco de azeite e leve-a ao fogo médio-baixo. Depois que um lado ficar dourado, vire-a e repita o procedimento.

DICA: para virar a batata você pode usar um prato ou uma panela igual, o que é bem mais fácil!

O recheio que o Ebraim mais gosta é o mussarela, gouda, um toque de gorgonzola e tomilho fresco; pode usar o que tiver em casa, mas não recomendo nada muito úmido. O recheio da foto é de bacalhau e foi feito da mesma forma que preparei o escondidinho de bacalhau.

A rösti da foto foi feita com 4 batatas grandes, em uma frigideira média com as laterais altas, mas não tenho a sua medida exata. Essa frigideira que passei no início da receita é pequena, mas serve duas pessoas com outros acompanhamentos, ou uma bem gulosa. O problema é que como ela fica muito gostosa, é difícil resistir...

2 comentários:

  1. Que delícia (ai droga de regime). Mas vou fazer mesmo assim e aí eu conto!

    ResponderExcluir
  2. Amei esta receita.Sou fã de bacalhau. e não como tanto quanto gostaria.

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails