quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A pizza do apagão...






Todos dirão que eu sou louca; eu mesma pensei isso em vários momentos dessa noite, mas o fato é nos bateu uma vontade imensa de comer pizza e nada iria apagar essa vontade, nem mesmo o blecaute que deixou São Paulo, Rio de Janeiro, Minas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Pernambuco e Paraguai às escuras...

Por sorte me lembrei que tinha uma receita rápida no livro do Oliver e, por muita sorte, ele era o segundo da pilha. Como a receita rende de 6 a 8 discos médios, adaptei as quantidades para apenas um.

Enquanto preparava a massa tive de reler algumas vezes a receita procurando a quantidade de água, pois esse item não era mencionado nos ingredientes, mas era pedido na preparação. Acabei aquecendo um pouco de água (morna) e utilizando apenas o necessário para dar o ponto...

A massa passou um pouquinho do ponto, mas ficou uma delícia...


MASSA DE PIZZA
(Jamie em casa - Jamie Oliver)
Rendimento: 6/8 discos

- 1Kg de farinha de trigo para pão (ou 800g desta mais 200g de semolina fina)
- 1 colher (sopa) rasa de sal marinho fino
- 2 sachês de fermento biológico instantâneo seco (7g cada)
- 1 colher (sopa) de açúcar dourado
- 4 colheres (sopa) de azeite


Reduzi a receita para 1 disco:

- 165g de farinha de trigo para pães;
- 1/6 de colher (sopa) de sal marinho fino;
- 3,3g de fermento biológico seco instantâneo;
- 1/6 de colher (sopa) de açúcar e
- 1/2 colher de sopa e mais um fio de azeite.



Coloque a pedra de granito na grade inferior do forno e aqueça-o na temperatura máxima; se for fazer a pizza em uma assadeira, coloque-a para aquecer um pouco antes de assar a massa, e de forma invertida (virada para baixo).

Peneire a farinha e o sal e reserve. Em apartado, misture o fermento, o açúcar , o azeite e um pouquinho de água mona e misture à farinha. Se necessário, adicione mais água morna até conseguir uma massa uniforme; após, sove-a até ficar macia e elástica. Coloque a bola de massa em uma tigela grande enfarinhada e polvilhe-a com farinha. Cubra a tigela com um pano úmido e deixe-a em um ambiente quente por aproximadamente uma hora, ou até que dobre de volume.

Enquanto a massa cresce, prepare o molho (receita abaixo).

Após o crescimento, transfira a massa para uma superfície enfarinhada, sove-a mais um pouco e abra a massa no formato e espessura desejados. Polvilhe a com semolina (ou farinha de milho, como indica o chef), disponha o disco sobre ela, passe o molho, coloque o recheio e FORNO!!! Asse a pizza por 10 minutos, aproximadamente, até que esteja levemente dourada.

A minha cobertura foi a mais simples possível: molho temperado com sal e alho, mussarela e orégano. Esqueci de dizer que eu tenho uma mania de colocar um pouco de molho por cima do queijo...

Se não for usar a massa imediatamente, embrulhe-a em papel filme e guarde-a na geladeira até assar. Se for fazer a quantidade inicial e quiser adiantar o trabalho, Jamie indica dividir a massa em 6/8 bolas e abri-las em círculos grosseiros, com cerca de 0,5 cm de espessura e acomode-os sobre folhas de papel alumínio untadas com óleo e polvilhadas com farinha. Os discos podem ser empilhados com as folhas de alumínio entre eles, vedados com papel filme e armazenados na geladeira.

Molho

O meu molho de pizza predileto é o mais fácil possível; corte 4 tomates italianos bem maduros ao meio e passe-os na parte grossa do ralador. A pele do tomate ficará na sua mão. Coloque o tomate ralado sobre uma peneira para que o excesso do líquido escorra; pressione-o com as costas de uma colher e deixe-o assim até o momento de usá-lo na pizza. Tempere como desejar, com sal e alho espremido, por exemplo.

Um comentário:

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails