sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Bolo de frutas semi-integral ultra fácil da Vânia


Na semana retrasada a minha mãe me deu um papel com uma receita de bolo escrita pela Vânia, uma antiga e grande amiga. O bolo é o mais simples possível e permite inúmeras variações. Você pode substituir parte do açúcar por mel, adicionar frutas secas, castanhas... Eu substitui parte do açúcar por mel, adicionei cardamomo e canela e usei apenas bananas.

Quanto ao rendimento, devo dizer que a receita é MUITO generosa... Usei uma forma média em formato de coração, uma de bolo inglês e seis mini forminhas em formato de coração (foto). Creio que merade da receita estaria de ótimo tamanho...

Quando terminei a preparação e vi o resultado pensei na Fernanda, minha madrasta, que depois do nascimento do Pedro vem se revelando uma ótima cozinheira, e eu não estou falando só de papinhas não... Fê, espero que goste!

Por fim, não poderia deixar de agradecer à Vã pela receita, ainda que de forma indireta...



BOLO DE FRUTAS SEMI-INTEGRAL
DA VÂNIA

- 3 copos de farinha de trigo (considero 1 copo de 200ml)
- 1/2 copo de farinha integral
- 2 copos de açúcar refinado
- 1 copo de açúcar mascavo
- 4 ovos inteiros
- 3 colheres de sopa de margarina (usei manteiga sem sal)
- 1 copo de leite, aproximadamente (usei 300ml)
- 1 colher (sopa) rasa de fermento
químico
- frutas picadas (banana, maçã, pera etc)
- canela em pó (opcional) (usei canela e cardamomo)
- frutas secas e castanhas (opcional)
- 1 xícara de granola ou aveia (opcional) (nesse caso, subtraia 1 xícara da farinha de trigo)

Peneire todos os ingredientes secos em uma tigela grande, adicione os úmidos e mexa até ficar uniforme. Por fim, adicione as frutas frescas. Se for usar castanhas, enfarinhe-as ligeiramente com farinha de trigo antes de adicioná-las à massa, para que não se acumulem no fundo da forma.

Despejar a massa em uma forma untada; como usei formas de silicone, pulei essa etapa. Assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos. Deixar o bolo arrefecer sobre uma grelha e polvilhar açúcar de confeiteiro e canela por cima.

4 comentários:

  1. Deve ser muito bom! Adoro bolo integral.Vou imitar e fazer neste final de semana, aí te conto!

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela visita!
    também estou adorando conhecer este espaço!
    tem cada coisa gostosa!!
    e agora vou voltar sempre.
    Obrigado também pela sugestão da batata doce, deve ser mesmo muito bom. Mas como nunca fiz gnocchi, será que pode explicar como se faz?
    fiquei curiosa e cheia de vontade de experimentar.
    desde já obrigado!

    ResponderExcluir
  3. SAAAAA, AMEI O ELOGIO.....
    VAMOS SOMENTE MODIFICAR PARA "BOADRASTA"
    AMO VOCÊ

    ResponderExcluir
  4. Fê, mas eu ADORO falar "madrasta", pq todo mundo fica pensando que vc é feia e má; depois te conhece e vê que vc é linda e muito fofa... É bem mais engraçado... Tb TE AMO; como não amar uma pessoa tão maravilhosa, súper companheira do meu pai, que me deu 2 avós maravilhosos, um tio e,o mais importante, mais um irmão para eu mandar!!! Rs...

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails