terça-feira, 3 de junho de 2014

Almôndegas de berinjela


Todo tipo de almôndega, bolinho ou hambúrguer chama a minha atenção. Você junta um ingrediente com ovo, ervas frescas, temperos, talvez um queijo ralado (ou um quadradinho como recheio), um pouco de farinha para dar o ponto e pronto! São visualmente irresistíveis e podem ser comidas com salada, grãos, batatas assadas, macarrão, sopa ou serem servidas como aperitivo, acompanhadas de ketchup e mostarda, ou quem sabe um pesto, uma maionese caseira com alho, ou um molho com toque de limão.

Sem contar que esses bolinhos são uma mão na roda; ter um prato de espaguete com almôndegas em menos de quinze minutos é um luxo! Basta colocar a água para ferver e o molho para aquecer; depois coloque a massa na água salgada e as almôndegas direto do freezer para a panela do molho. Quem estiver com vocês vai jurar que alguém operou milagres, porque enquanto a massa cozinha e  as almôndegas aquecem, você pode colocar a mesa, cortar um naco de queijo, caçar alguma erva fresca e abrir o vinho. Se suas bolinhas não forem muito firmes, como às vezes são as de cogumelo (ou quando a farinha de rosca acaba no meio da receita), o pior que pode acontecer é acabar com um molho à bolonhesa. Que problema...

sanduíche de almôndegas, cebolas caramelizadas na chapa, gorgonzola (para ele) e salada, com molho tomate e pimenta


Almôndegas de berinjela
ligeiramente adaptado do The VB6 Cookbook, do Mark Bittman
27 unidades - 4 porções

  • 460g (2 médias) berinjela, cortada em cubos de 1 cm, aproximadamente
  • 1/4 xícara de água
  • 3 colheres (sopa) azeite
  • 1 colher (chá) sal
  • 1/2 colher (chá) pimenta do reino
  • 1 cebola, em cubinhos
  • 1 colher (sopa) de alho espremido
  • 1 xícara de grão de bico cozido e escorrido - a receita original pedia feijão branco
  • 1/4 xícara de salsinha fresca - já substitui com um punhado de sálvias picadas e também ficou ótimo!
  • 1 xícara de farelo de pão integral - faça torradas e passe-as no processador
  • uma pitada de pimenta calabresa

Aqueça o forno a 200º. Separe uma assadeira grande (para almôndegas, prefiro as de louça ou de vidro) e unte-a com uma colher de azeite. 

Aqueça uma frigideira grande em fogo médio-alto. Nela, coloque uma colher de azeite, a berinjela, a água, o sal e a pimenta do reino, mexa, e deixe que cozinhe de 10 a 15 minutos,  até que fique macia e comece a escurecer, mexendo vez ou outra ara que não grude. Passe a berinjela para um processador e reserve-a.

Volte a frigideira para o fogo, adicione uma colher de azeite e refogue a cebola e o alho, mexendo frequentemente, de 3 a 5 minutos, até que as cebolas fiquem macias e translúcidas.

Processe a berinjela junto com o grão de bico e a salsinha, usando a função pulsar, para que tudo se misture, mas não vire um purê. Passe essa massa para uma tigela, adicione a cebola e o alho refogados, a pimenta calabresa. Prove, e ajuste o tempero, se necessário. Modele as almôndegas do tamanho que preferir, coloque-as na assadeira e asse-as por 30 minutos, aproximadamente, até que fiquem douradas e firmes.

Para congelar, basta esperar que esfriem e levá-las ao freezer para que endureçam um pouco, o suficiente para não grudarem umas nas outras ou se amassarem. Após, embrulhe-as em alumínio bem fechado, passe um papel filme e guarde o embrulho dentro de um saco com fecho tipo zip. Anote o nome e a data em uma etiqueta para não perder tempo quando quiser encontrá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails