segunda-feira, 30 de junho de 2014

Conserva de legumes grelhados [um ótimo molho para massas recheadas]

 
Com lindas fotos e histórias de viajar no tempo, contadas por uma nonna, esse é o tipo do livro que me faz ficar com vontade de cozinhar. No capítulo In dispensa ela fala sobre o porquê de se fazer conservas, e da alegria que sentia, quando pequena, ao abrir a despensa, durante o inverno, e vê-la recheada de tesouros. Conta como as donas de casa tinham trabalho durante o verão para conservar os sabores da horta; que ervas, tomates e cogumelos podiam ser secos ao sol, sobre uma grade, assim como figos e pêssegos. Outras frutas eram colocadas em potes e cobertas com grappa, álcool, licor caseiro ou mesmo um simples vinagre de vinho; mas a grande parte delas virava geleias e doces, também para conserva. As verduras excedentes, por sua vez,  eram conservadas na salmoura; as conservas em azeite, como esta que eu fiz hoje, eram para os poucos que podiam se dar ao luxo. De uma forma ou de outra, o importante era ferver as verduras com água e vinagre, ou vinho e vinagre, para que se conservassem por mais tempo.

E assim, sempre que tenho berinjela e abobrinhas sobrando faço essa conserva, e além do óbvio pão como acompanhamento, ela fica incrível como molho para massa fresca, apenas aquecida ou misturada a um molho de tomate, e coberta com lascas de parmesão. Uma combinação excepcional é fazer uma massa fresca recheada com purê de abóbora, coberta com um pouco da conserva, apenas aquecida na frigideira, e finalizada com queijo e ervas (sálvia cai muito bem!).

Desta última vez, só tinha pimentões verdes, e resolvi testar. Servi a conserva com molho de tomate, sobre uma massa fresca de espinafre, e ficou muito bom, mas ainda acho que vale muito mais a pena prepará-la com o pimentão amarelo, ou uma mistura de amarelo e vermelho, como pede a receita.


Conserva de legumes grelhados
  • 250g de berinjela - preferencialmente, longas e finas
  • 125g pimentão vermelho
  • 125g pimentão amarelo
  • 250g abobrinha
  • 1 ramo de alecrim
  • 2-3 dentes de alho
  • sal
  • azeite

Lave bem as verduras e seque-as.

Tire as pontas das berinjelas e abobrinhas, então corte-as em fatias não muito finas, de aproximadamente um centímetro. 

Tire as sementes dos pimentões e corte-os em cubos não muito pequenos (baseie-se no tamanho das rodelas de berinjela e abobrinha).

Passe-os na chapa (ou coloque-os no forno), até que fiquem macios mas ainda firmes, e com lindas marcas dos dois lados. 

Coloque-os em um vidro esterilizado, alternando abobrinha, berinjela, pimentão, filetes de alho, folhas de alecrim e sal. Aperte bem cada camada antes de colocar a próxima.

Quando o vidro estiver quase cheio, derrame azeite até que tudo fique coberto. Tampe o vidro e coloque-o em uma panela com água fria. Depois que a água ferver, abaixe o fogo e aguarde  40 minutos. Deixe que o vidro esfrie dentro da panela com água, então seque-o bem e guarde-o em um lugar seco e escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails