Desde que comecei a brincar com o livro de um tal de Paul Young fiquei viciada em preparar trufas, principalmente para levar à casa dos meus amigos. Esta aqui é intitulada de trufa asteca picante (porque assim como o chocolate quente asteca, não leva leite), mas acho que pode muito bem ser levada àquela festinha de temática junina, com a desculpa de que leva especiarias e paçoca!
Além de ninguém resistir a algo feito com chocolate, elas ficam prontas em minutos e não tem de ser enroladas, necessariamente. Se estiver sem tempo, ou sem vontade, coloque a massa, ainda quente, em um prato bonito, para ser comida com colher. Ou então, distribua-a em potinhos individuais, se a reunião não for assim tão intimista...
Trufas de chocolate e especiarias
Aventuras com chocolate - 80 receitas sensacionais, do Paul A. Young
rende 25 bolinhas
- 200g chocolate 70% - use o melhor que puder
- 200ml água
- 75g açúcar mascavo
- 1/2 noz moscada ralada na hora - não use o pó comprado pronto!
- 1/4 colher (chá) pimenta chilli seca em pó - usei calabresa em flocos e a picância ficou muito discreta; se gosta de uma pitada a mais de emoção, aumente essa quantidade!
- um pedaço de casca de laranja (aprox. 5cm) - preferencialmente orgânica
- um pedaço de gengibre sem casca (aprox. 5cm)
- um pedaço de canela em pau (aprox. 5cm)
- 4 grãos de pimenta do reino
- 4 grãos de pimenta da jamaica
- 4 cravos
- 2 favas de cardamomo, abertas
1. Coloque o chocolate em uma tigela e reserve.
2. Em uma panela, coloque a água, as especiarias e o açúcar, e ferva em fogo brando com a panela tampada, de 5 a 10 minutos, até que a água esteja bem aromatizada. Coe sobre o chocolate, e misture bem, até ficar homogêneo.
3. Transfira a massa da trufa para a tigela na qual irá servi-la, ou distribua-a em 10-15 potinhos pequenos. Se for enrolá-las, deixe que a massa esfrie fora na geladeira, depois analisem a textura e, se necessário, leve a massa à geladeira por alguns minutos. A textura varia muito de acordo com o clima.
De uma forma ou de outra, não cubra nenhum dos potes enquanto a trufa estiver quente, ou gotículas de água se formarão na tampa e depois cairão sobre a massa, estragando o maravilhoso acabamento brilhante.
cobertura
as trufas ficaram bem sérias com cacau na cobertura, e eu sou viciada nesse tipo de doce, mas se quiser um resultado mais temático, com o brilho do amendoim, cubra-as apenas com a paçoca misturada com as especiarias; fica irresistível!
- 1/2 colher (sopa) cacau em pó - use o melhor que puder
- 2 rolhas de paçoca (36g)
- 1/2 colher (chá) canela em pó
- 1/2 colher (chá) cravo em pó
- 1/2 colher (chá) noz moscada ralada na hora - não use o pó comprado pronto!
Misture tudo e passe bolas de massa até ficarem completamente cobertas. Pode usar o que sobrar para aromatizar um chocolate quente ou café com leite, salpicar sobre um bolo...
NOTA: Mantenha as trufas na geladeira até pouco antes de servir, em um pote bem fechado, principalmente se
decidir enrolá-las, para que não fiquem melequentas e difíceis de pegar.
Se for servir para comer de colher, analise como quer a textura e decida-se por gelá-la ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários