Para quem ainda não foi, recomendo o filme Vincere, sobre parte da vida de Mussolini e seu provável relacionamente com Ida Dalser. Em relação aos últimos filmes, depois de "O Segredo dos Seus Olhos", esse foi o que mais gostamos de assistir; atores, enredo, fotografia e trilha maravilhosos!
A receita original desses espetinhos levava páprica doce e picante defumadas na marinada, as quais, na minha versão, foram substituídas por curry - uso este. Como acompanhamento, preparei um aïoli. É um prato simples, que deve ser preparado com antecedência e possui grande impacto visual; afinal de contas, quem não gosta de comer um espetinho?!?
adaptado daqui
Rendimento: 4 espetinhos
Para a marinada:
- 1 dente de alho espremido;
- 2 colheres (chá) de curry;
- 2 pitadas de sal;
- 1 colher (sopa) de vinagre e
- azeite suficiente para fazer com que toda a marinada cubra os espetinhos
Para os espetinhos:
- 3 cebolas pequenas;
- 1 abobrinha italiana média;
- 1 cenoura média;
- 1/3 pimentão amarelo;
- pimentas - omiti, pois não tinha, mas a receita pedia pimenta verde pequena, não muito picante, como small shishito ou fushimi- 12 cogumelos – usei paris frescos
- sal para temperar – omiti
1. Comece preparando a marinada; misture todos os ingredientes e mexa bem. Reserve.
2. Após, prepare os espetinhos. Cozinhe as batatas apenas até que ficarem macias, mas não moles, do contrário não ficarão no espeto. Esfrie-as na água fria; após, corte-as em fatias de aproximadamente 2 cm . Corte as cebolas ao meio e depois em 4. Corte a abobrinha e a cenoura em fatias de aproximadamente 2 cm , regulando com as batatas. Corte também o pimentão de forma compatível.
3. Coloque tudo em um refratário grande e derrame 2/3 da marinada*, mexa bem, mas com cuidado para não quebrar as delicadas fatias. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente de 30 minutos a uma hora, mesclando-os algumas vezes para garantir que todos entrem em contato com a marinada. Como não iria assar os espetinhos em seguida, decidi montá-los na hora; coloquei a marinada sobre eles, passei um papel filme e os levei à geladeira até a hora de assá-los. Acho que dessa forma é um pouco mais seguro; imagino espetar uma abobrinha depois que essa ficou meia hora marinando... :S
4. Se não o fez antes, como eu, monte os espetinhos como desejar e coloque o grill para aquecer na temperatura médio-forte. Grelhe até que tudo esteja com aquela carinha de churrasco e sirva com o resto da marinada*.
* Como servi os espetos acompanhados de aïoli, usei toda a marinada de uma vez, regando-os enquanto grelhavam.
nham...
Ótima ideia!!
ResponderExcluirFiz agora em um acampamento e com certeza farei outras vezes!!