terça-feira, 11 de maio de 2010

Aïoli e molho curry




Na época em que o Ebraim e eu estagiávamos juntos no escritório de um amigo estabelecemos o dia da semana em que nossa aula só começava às 20:00h para a happy hour, que tinha de ser no O'Malley's; coincidentemente ao lado do escritório e no caminho da faculdade... Costumávamos pedir uma porção de fritas que vinha acompanhada de quatro tipos de molho and a pint, of course! "A" pint??? Hum, sei...


Ontem a happy hour foi aqui em casa, com legumes e batatas assados acompanhados de dois molhos. O primeiro é semelhante a uma maionese, mas mais denso e picante, por causa do alho; o Daniel faz uma ótima explicação sobre a origem desse molho. O segundo é uma maionese temperada com curry, o predileto do Ebraim! Esses molhos também podem ser usados para temperar saladas, acompanhar peixes ou como base para outros molhos.



Aïoli

Adaptado daqui


- 5 dentes de alho;

- 1 gema orgânica (em temperatura ambiente);

- 125 ml de azeite;

- 1 colher (chá) de sumo de limão;

- pimenta do reino e

- uma pitada de sal.


Tire a casca do alho, dê uma batida nos dentes com a lateral da faca para que se “quebrem” e coloque-os no almofariz com o sal. Soque e misture. Adicione a gema, misture, e comece a derramar o azeite lentamente, em fio. Para terminar, adicione o sumo de limão e a pimenta. Se não for usar um almofariz (pilão), pode espremer o alho, misturar com o sal, adicionar a gema e seguir a parte do azeite com um fouet, finalizando com o limão e a pimenta.



Molho curry


- 1/2 colher (sopa) mostarda ;

- 1 gema orgânica;

- suco de ¼ de limão;

- 125ml de azeite;

- sal;

- pimenta do reino e

- curry.


Misture a mostarda as gemas e limão. Bata com um fouet, continuamente, enquanto derrama, aos pouco, o azeite, em fio. Tem de acrescentá-lo devagar e bater constantemente, para não desandar. Sei que dá para fazer no liquidificador, mas para essa quantidade acho besteira. Essa é a receita para uma maionese caseira, então basta alcançar o ponto conhecido. Por fim, adicione a pimenta do reino moída e o curry, a gosto. Se achar necessário, coloque uma pitada de sal.

2 comentários:

  1. Sabrina, não fazia idéia do que era (pera aí que eu tenho que copiar lá de cima)Aïoli (santa ignorância...)...très chic!! Adorei!! Agora vou experimentar, deve ser muuuito bom!!Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Marina, se você não gostar do sabor do alho tão pronunciado, pode tentar o "aïoli" na versão do chef espanhol Sergi Arola:

    - 1 ovo orgânico;
    - 3 dentes de alho;
    - 200ml de azeite e
    - sal a gosto.

    Branqueie os dentes de alho inteiros, mas sem a casca, por três vezes. Triture-os com azeite e passe a mistura por uma peneira, descartando o resíduo. Bata o ovo com um fouet e vá acrescentando o azeite de alho aos poucos, com cuidado, até chegar à consistência de maionese. Tempere com sal. Ele sugere como acompanhamento das "batatas bravas".
    Fonte: Revista Menu - agosto.2009

    Bjs

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails