domingo, 26 de setembro de 2010

Saladinha a base de quinoa



A quinoa  é um grão - ou, como li em alguns lugares, um "semi-grão" - originário dos Andes, e pode ser encontrado nas variedades branca, preta e vermelha; na forma de grãos, farinha ou flocos. Nutricionalmente vantajosa e muito indicada para os vegetarianos, para mim é apenas mais um item que incluo na minha alimentação; um grão muito saboroso com um sabor fusionado de amendoim e gergelim, cozinha rapidamente e se conserva bem na geladeira,  é maravilhosamente versátil e seu restinho sempre pode virar a salada de amanhã, como foi o meu caso!

Essa salada é uma simples e deliciosa combinação de milho, quinoa vermelha, tomate e queijo branco em cubinhos, manjericão, azeite grego e pimenta do reino moída na hora. A inspiração veio daqui; além de quinoa, milho e tomate, esta salada leva repolho e pepino, acompanhada de um molho a base de mostarda dijon, maple, limão e sal. Fica a dica!


Modo de preparo da quinoa
daqui


Assim como para o arroz, usam-se duas medidas de água para cada uma de quinoa; ambos devem ser levados a fogo brando, por 10-15 minutos, até que ela dobre de volume. Na primeira vez que a preparei o fogo estava alto, a água evaporou rapidamente e ela deu uma grudadinha no fundo... Ficou tão gostosa, parecendo gergelim torrado, e desde então, quando a quero para o fim desta substituição, preparo-a dessa forma. Para a salada da foto fiz como manda o fabricante, pois queria o grão gordinho e macio!

Segundo o fabricante, conserva-se bem na geladeira por até três dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails