sexta-feira, 18 de junho de 2010

Jantar na casa do Mário e receita de um sorvete suspeito...



Essas fotos são de um jantar que preparei um jantar na casa do Marião, um grande amigo nosso. Reparem na gatinha da foto, a Dorinha; ela não é linda?





Confesso que não gostei do gosto desse sorvete de damascos quando o experimentei sozinho; entretanto, ainda assim, confiei no meu feeling e combinei-o com um bolinho de chocolate com um toque de cardamomo, e tenho de dizer que os meninos quase brigaram para ver quem ficaria com as duas últimas porções... Agora, para quem gosta de tâmaras ou de outra fruta seca, troque as ameixas da receita original e faça esse sorvete, como já postei aqui, ainda que você não tenha sorveteira e ache que não tem o menor dom para cozinha, pois a textura fica sempre maravilhosa! O único cuidado que você tem de ter é com relação ao açúcar; no sorvete de tâmaras, por exemplo, eu não adicionei nada; nesse de damascos precisei de um pouquinho... Ai, ai, gostei tanto desse de tâmaras...



Menu


Focaccia com alecrim

Tapenade de azeitonas verdes e alcachofras


Moqueca vegetariana com abobrinhas e palmito pupunha

acompanhada de arroz basmati


Bolo de chocolate com perfume de cardamomo

acompanhado de sorvete de damascos




Sorvete de damascos secos

adaptado daqui

rendimento: 1 litro

(foi o suficiente para acompanhar 7 bolinhos e sobrar um pouco)


Ingredientes:

- 200g de damascos;

- 1 xíc. de creme de leite fresco;

- 1 1/2 xíc. de leite integral;

- 1/2 xíc. de açúcar demerara [usei um pouco menos; fui testando...];

- 2 ½ colh. (sopa) de água de rosas;

- 1/2 colh. (chá) de extrato de baunilha e

- ¼ colh. (chá) de sal.


Coloque os damascos, o açúcar, o leite e o creme de leite numa panela e leve ao fogo baixo, até que surjam pequenas bolhas nas laterais. Não deixe que ferva. Desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 10 minutos.


Bata o creme com o resto dos ingredientes num liquidificador até misturar bem, mas deixe ainda alguns pedacinhos de damasco. Leve à geladeira por 1 hora ou até que esteja bem frio. Coloque na sorveteira e prepare o sorvete segundo as instruções do fabricante, ou leve ao freezer e mexa de hora em hora, até que adquira a consistência desejada.

Um comentário:

  1. Sabrina, eu também queria ter ido jantar na casa do Mario! Amei a felina, muito, muito fofa (eu tenho a minha gata Maia, que é uma lady -Gaga), e esse menu que vc preparou...requintadíssimo! Anotei o sorvete, que eu suspeito que seja muito bom!! Bjs..

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails