Adoro usar talos de coentro e salsinha para preparar bolinhos, porque eles sempre estão lá quando as folhas já se foram, e além do sabor, acrescentam textura à massa. Para esse rocambole, processei talos de agrião, então ainda ganhei uma massa verde, para contrastar com o colorido do recheio.
Uma alternativa de recheio seria salada de tomate e queijo de cabra, temperados com azeite, sal e folhas de manjericão. Também poderia fazer uma versão quente, se tivesse ralado um queijo meia cura sobre a massa já assada; depois bastaria voltar a assadeira ao forno por um minuto, para que ele derretesse, então enrolar o rocambole e voltá-lo ao forno, só para que aquecesse antes de ir para a mesa! O céu é o limite, o negócio é aproveitar o que tem na geladeira!
Para o molho, usei tomates maduros frescos, ralados e temperados com alho espremido, sal, orégano e azeite; apenas deixe-o sobre uma peneira por alguns minutos, para que o excesso de água escorra. E não jogue fora esse "suco" que escorrer; fica lindo como aperitivo, servido em copinhos de cachaça!
Para o molho, usei tomates maduros frescos, ralados e temperados com alho espremido, sal, orégano e azeite; apenas deixe-o sobre uma peneira por alguns minutos, para que o excesso de água escorra. E não jogue fora esse "suco" que escorrer; fica lindo como aperitivo, servido em copinhos de cachaça!
Rocambole de agrião com recheio de grão de bico, coberto com molho tahine
molho
- 1/3 xícara de tahine (pasta de gergelim)
- 1/4 xícara de suco de limão
- 1-2 dentes de alho, espremidos
- um fio de azeite
- um apitada de sal
- água
Em um pote de vidro com tampa, coloque os cinco primeiros ingredientes e mexa. Adicione um pouquinho de água, até que consiga uma textura mais fluida. Tampe o vidro e sacuda-o bem (note que ele se mistura e engrossa). Prove e acerte o sal, se necessário. Se achar que o molho ainda está muito grosso, adicione mais um pouquinho de água e sacuda o pote.
recheio
- 1 xícara de grão de bico cozido (à temperatura ambiente ou aquecido)
- 2 tomates pequenos, em cubos
- 2 cebolas pequenas, em cubos
- uma pitada de sal
- um fio de azeite
Misture todos os ingredientes e reserve. O grão de bico pode estar à temperatura ambiente ou ligeiramente aquecido.
massa
- 2 colheres (sopa) azeite
- 3 dentes alho, descascados
- 2 ovos - clara e gema separadas
- gotas de pimenta (opcional)
- talos de 1 maço de agrião, picados grosseiramente
- 1/2 colher (chá) sal
- 1/2 colher (chá) fermento químico
- 1 colher (sopa) folhas de manjericão fresco
- 2 colher (sopa) farinha de trigo
Preaqueça o forno a 180º.
Unte uma assadeira retangular de 33x25cm com óleo, forre-a com papel manteiga, e passe mais um pouco de óleo sobre ele. Se não tiver uma assadeira deste tamanho, pode usar uma maior porque a massa tem uma textura bem firme, não se espalha sozinha, então basta ter em mente um retângulo de 33x25cm, aproximadamente.
Em um processador pequeno, coloque os talos, o azeite, os dentes de alho, as gemas, a pimenta e o sal, e bata tudo até virar uma massa uniforme.
Despeje a massa em uma tigela média, acrescente as folhas de manjericão e peneire a farinha, o sal e o fermento sobre ela e mexa apenas até ficar homogênea.
Bata as claras em neve e adicione-as à massa em duas etapas, mexendo delicadamente, de baixo para cima, para não preder volume.
Espalhe a massa sobre a assadeira e leve-a ao forno
A masa fica exatamente como é espalhada, então pode ser feita em qq assadeira retangular lisa, por aproximadamente 20 minutos, ou até que esteja firme ao toque e um palito, inserido no meio da masa, saia limpo.
Vire a massa sobre um pano de prato limpo, retire o papel manteiga, com cuidado, coloque o recheio e enrole a massa. Deixe-a assim até a hora de servir, então retire o pano, coloque-o com cuidado sobre um prato, cubra-o com algumas colheradas do molho, deixando o resto à parte, para que cada um se sirva, e finalize com pimenta vermelha fresca, em cubinhos.
Olá Sabrina! Tenho acompanhado seu blog desde que conheci seu bolo magnífico do aniversário do Mário. Adoro suas postagens, dicas e fotos!
ResponderExcluirQuando vi essa receita do rocambole, adorei, mas não pensei que iria ficar tão obcecada, rs... pensando nele todos dias... eu amo grão de bico! Ainda não tinha me aventurado a fazer um rocambole de massa (só de carne e soja)... mas mesmo não tendo tahine por aqui hj, eu fiz o seu divino prato.Quanta leveza e sabor!!! Para o molho, creme de leite, mostarda e mel, achei que ornaria bem, e foi certeiro! Adorei e foi super aprovado por todos! Quatro devoradores de rocambole! Servi com arroz integral com cebola caramelizada e gengibre e folhas de agrião!
Gratidão por compartilhar suas delícias! Também amo cozinhar e tenho um blog, seja bem vinda! (mangacomgengibre.blogspot.com)! Que seja dada a largada às nossas trocas gastronômicas!
Um grande abraço e muita inspiração!
Nossa, que maravilha de acompanhamento; amo cebola caramelizada! Queria ter estado no Marião aquele dia, mas acho que o bolo acabou me representando bem... Abraço!
ResponderExcluirOlá Sabrina,
ResponderExcluirEstou encantada com o seu blog, que acabei de descobrir. Louca para experimentar várias receitas!
Porém recentemente tirei o trigo da minha dieta - e o que minha vida mudou depois disso, nem eu acredito! - e queria saber se vc acha que dá para substituir o trigo por alguma outra farinha... Vc tem aqui receitas sem gluten e sem lactose? É possível fazer uma busca utilizando algum filtro?
Oi, Cecilia! Tenho algumas receitas sem glúten e sem lactose postadas aqui, e também coloco muita coisa do meu dia a dia no Instagram. Tenho feito muitos testes com farinha de milho, farinha de arroz e goma para tapioca, que é ótima porque tem gosto e textura ótimos! Dê uma olhada nesses links:
ExcluirSEM GLÚTEN: http://menuatrois.blogspot.com.br/search/label/sem%20gl%C3%BAten%20%28gluten%20free%29
SEM LACTOSE: http://menuatrois.blogspot.com.br/search/label/sem%20lactose