sábado, 7 de junho de 2014

Pão australiano (aussie bread) - o melhor que já preparei!



De todos os pães australianos (aussie bread) que já preparei, este foi o melhor. A cor, o sabor, a textura e um o adocicado aromático que logo te faz pensar em uma fatia de mortadela, ou em um misto quente com gruyère...

As três etapas de fermentação podem afugentar alguns interessados, mas seu preparo não requer maiores habilidades do padeiro, e até a sova é fácil! Exige, sim, um pouco de disciplina para se programar; mas basta gastar dez minutinhos na noite anterior para começar a prepará-lo no dia seguinte. 

E vale a pena, porque é lindo, delicioso e só de ouvir o nome todos querem prová-lo!




Pão australiano

ligeiramente adaptado deste
rendimento: um pão
tempo de preparo:
1ª fermentação: 12h 
2ª fermentação: 2-3 horas
3ª fermentação: até dobrar de volume
para assar: 25-30 minutos


Etapa 1


  • 80g de farinha de trigo integral orgânica - use a melhor que puder
  • 1g de fermento biológico seco 
  • 1g de sal marinho
  • 60ml de água filtrada

Misture tudo e trabalhe a massa até ficar lisa e elástica. Cubra e deixe repousar por 12 horas.


Etapa 2


  • 100g de farinha de trigo 
  • 150g de farinha de trigo integral orgânica  - use a melhor que puder
  • 20g de cacau em pó  - use o melhor que puder
  • 3g de fermento biológico seco 
  • 170g de água filtrada
  • 15g de açúcar mascavo 
  • 50g de melado de cana 
  • 5g de sal marinho

Peneire as farinhas e o cacau, devolvendo à tigela os farelos que ficarem presos na peneira. Faça uma cova e coloque a massa preparada na etapa 1. Adicione o fermento biológico, o açúcar, o melado e um pouco da água. Mexa, acrescente o sal, e vá adicionando o restante da água, de acordo com a necessidade. A massa é muito boa de ser trabalhada; sove-a por aproximadamente dez minutos, até que fique lisa e elástica. Faça uma bola com a massa, coloque-a em uma tigela e cubra-a com papel filme. Deixe-a fermentar por 2h30, aproximadamente, até que dobre de tamanho.  


 Etapa 3

Transfira a massa para uma superfície, achate-a para formar um retângulo, então imagine-o dividido em três partes e dobre uma sobre a outra, como uma carta que tem de entrar em um envelope. Amasse bem esse novo retângulo  e  enrole a massa  como um rocambole. Vire o pão de cabeça para baixo, deixando a fenda para baixo, e modele-o para que forme uma bola (faça movimentos para baixo, com as duas mãos arredondando as laterais para baixo).


Salpique uma assadeira grande com farelo de trigo (ou outra farinha mais grossa, como a de milho), e coloque o pão moldado nela. Polvilhe-o com farelo de trigo, cubra-o com um pano de prato limpo e deixe que fermente novamente, até que dobre de tamanho, o que pode demorar de uma hora a uma hora e meia.
Faltando meia hora para o fim da terceira fermentação, aqueça o forno a 200°. Se for usar uma pedra de forno, coloque-a dentro dele.
Depois da terceira fermentação, faça cortes na superfície do pão, com um estilete ou faca bem afiada, e asse-o por 25-30 minutos ou até que emita um som oco quando bater com o nó dos dedos na sua base.


3 comentários:

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails