sexta-feira, 14 de maio de 2010

Almoço do dia das mães




cannelloni recheados de ricota e espinafre

morangos e figo acompanhados de creme de mascarpone



Para os cannelloni usei a maravilhosa receita da Dadivosa, adicionando mussarela e gorgonzola ao recheio. Preparei a receita na proporção indicada, mas usei apenas ¾ da massa para preparar os cannelloni e, com o último quarto, fiz ravioli, como estes, mas com recheio de mussarela e orégano para o maridão descongelar e se deliciar enquanto estiver viajando... Consegui 18 cannelloni muito generosos - ninguém agüentou comer mais de um e meio - e 22 ravioli grandes.

Para a sobremesa, morangos e figos acompanhados de creme de mascarpone, mas não quaiqsuer morangos, lindos morangos orgânicos que me chamaram com seu aroma ímpar assim que cheguei à feira. Comprei, ainda, uma bandeja de figos, que não chegavam nem aos pés dos tentadores morangos, mas são os prediletos da mamma... Acabei servindo ambos acompanhados de um delicioso creme a base de mascarpone. Em tempo, para quem quiser economizar, segue a dica que a Ana deu no formspring para fazer o mascarpone em casa.


Cannelloni recheado com espinafre e três queijos

Recheio
- 300 g de ricota fresca;
- 800g de espinafre sem os talos, cozidos no vapor, espremidos e picados;
- 100g de parmesão ralado;
- 1 ovo;
- gorgonzola (só um pouquinho para dar um toque; cuidado para não exagerar!);
- noz moscada, pimenta do reino e sal a gosto e
- fatias de mussarela para “forrar” os cannelloni.
Basta misturar todos os ingredientes, à exceção da mussarela que usei para “forrar” os cannelloni antes de rechear. Não se esqueça, entretanto, de espremer bem o espinafre e de verificar se o recheio está frio antes de ser colocado sobre a massa.

Massa
- 400 g de farinha de trigo;
- 4 ovos orgânicos e
- 1 colher (sopa) rasa de sal.

Dadivosa recomenda usar farinha tipo ‘00’, diferente da “0” usada para fazer pães; entretanto, se não encontrar não tem problema, pois ela fez com farinha comum e ficou ótimo; o máximo que pode acontecer é ter de colocar o muque para trabalhar mais, se estiver fazendo manualmente...

A preparação da massa é a mesma postada aqui, mas eu recomendo que olhe as preciosas dicas da Dadivosa.

Por fim, como o cannellone não vai para a panela, apenas ao forno com o molho, dei um choque na massa em duas etapas, primeiro na água salgada em ebulição e, em seguida, na água fria, para parar o cozimento. Depois recheei, enrolei e coloquei na assadeira untada. Fiz um molho bechamel aromatizado com louro fresco e um de tomates frescos, bem natural, sem muita firula para não brigar com o delicado recheio.


Creme de mascarpone
Fonte: Le Cordon Beu - Receitas Caseiras da Cozinha Italiana
Rendimento 4 porções*

- 250g de mascarpone;
- 125 ml de creme de leite fresco;
- 2 colheres (chá) de açúcar granulado fino [usei refinado];
- 4 gotas de extrato de baunilha [usei 1 colher de café] e
- 4 gotas de Cointreau [usei 1 colher de café de Marsala].
- 300g de morangos orgânicos;
- 10 figos e
- lâminas de amêndoas.

Bata os ingredientes do creme até obter uma massa lisa e espessa. Para os acompanhamentos, passei ligeiramente os figos na frigideira e servi os morangos in natura, pois já estavam perfeitos assim. Decorei o creme com as lâminas e pronto!

* o livro indica como rendimento 4 porções, mas eu acho que mesmo para quem come muito isso é um exagero! Essa quantidade é suficiente para montar 10 porções - como as da foto - e ainda sobra um potinho. É claro que não é uma porção monstro, mas é suficiente para você apreciar e aproveitar sem enfiar o pé na jaca, após ter se fartado com entradinhas e almoço, mas ai cada um sabe de si...

2 comentários:

  1. Sabrina!! Massa linda (tenho a kitchenAid, vermelhinha como essa, mas não tenho os acessórios de massa...que invejinha... minha maquininha é daquelas basiquinhas)!!! Recheio tentador e creme irretocável!!
    Excelente post (almoço maravilhoso!!!).
    Beijo grande, amiga!! (obrigada pela receita que me deixou no blog!!)

    ResponderExcluir
  2. que lindas, Sabrina!! elas tem cara de princesas! :-)
    um beijo pra você,

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails