sexta-feira, 15 de maio de 2009

Gnocchi di Patate

Como ainda não usei o passe-vite adequadamente, decidi preparar um gnocche de batata para realmente estreá-lo da forma merecida. Coloquei as batatas para cozinhar e, seguindo as instruções do livro “Le Cordon Bleu – Batatas”, esperei que as mesmas resfriassem para poder descascá-las... Eis que toca o meu telefone; era o meu pai dizendo que estava na Padaria 14 de julho comprando um queijinho e um pão, e queria saber se eu "precisava" de mais alguma coisa. Normalmente eu não sou folgada, mas como se tratava deste lugar mágico resolvi abusar e pedi para que ele trouxesse um pedaço de queijo rambol com pistache. Essa padaria é um capricho dos deuses; a próxima vez que for lá irei tirar algumas fotos; para os adoradores de acepipes como o Ebraim, meu pai e eu, é um prato cheio!


Como podem perceber pela foto, o precioso rambol não se fez presente - por total ausência do perseguido da loja -, mas a verdade é que quando olhei para o “queijinho” que o papa havia me trazido, não fiquei nem chateada, afinal de contas, um Prima Dona é um Prima Dona! Hum...



Nessa etapa do campeonato as batatas já estavam na temperatura adequada para serem descascadas e passadas no ágil passatutto...

Receita

- 1 Kg de batatas farinhentas, escovadas
- 220 g de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- uma pitadinha de noz-moscada


Coloque as batatas para cozinhar em uma panela com água e sal. Após a água levantar fervura, reduza a temperatura e deixe-as por aproximadamente 30 minutos, ou até que fiquem macias. Após, escorra-as e deixe que arrefeçam antes de descascar.

Passe-as no passe-vite, penere a farinha, o sal e a noz-moscada. Envolva a massa com as mães até formar uma bola de massa uniforme. No livro há a recomendação de que a massa não seja envolvida demasiadamente para que não fique pegajosa; recomenda-se que o processo seja ligeiro, e assim o foi. Para quem não tem esse acessório, o livro indica a utilização de uma peneira ou um espremedor.

Limpe a superfície de trabalho e polvilhe-a com um pouco de farinha. Vá formando pequenos cilindros de massa e corte-os no comprimento desejado. Também pode fazer bolinhas; fica a gosto do freguês!

Coloque água com sal para ferver e mergulhe delicadamente os gnocchis. Não coloque muitos de uma só vez, pois podem grudar uns nos outros ou atrapalhar o cozimento. Não tenha pressa, cozinhe-os por partes! Você saberá que estão prontos quando começarem a flutuar; fique atento, pois o processo é rápido.



Tenho de confessar que fiquei muito surpresa com o resultado; realmente esse não é apenas um acessório, mas um item mais do que necessário! A massa ficou inexplicavelmente leve!

Como o meu querido avô virá almoçar aqui amanhã, decidi preparar o gnocche para ele... Mas, porém, contudo, entretanto, não poderia deixar de provar a massa... O resultado foi ótimo; uma massa leve, fácil de manusear e com textura e sabor perfeitos! Temperei-a apenas com um fio de azeite, pimenta do reino moída, manjericão e tomates cereja... Bendito seja il passatutto!



Como só provamos o gnocchi, acabamos jantando o belo Prima Dona com pão filão na versão torradinha de alho:



Amanhã irei preparar um molho de tomate para acompanhar as incríveis bolinhas... Até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails