quinta-feira, 6 de maio de 2010

Bolo de caqui


No início da semana, após comprar lindos - e muitos - caquis, resolvi colocar em prática uma receita que havia selecionado há algum tempo, de um blog que adoro, e o resultado foi maravilhoso: um bolo leve com uma camada de caquis levemente caramelizados.

O único porém foi que, apesar disso não ter sido especificado e de eu não ter tido cabeça para "realizar", os caquis usados na receita devem ser os "chocolate", aqueles mais duros, e acabei fazendo com os "rama forte", por isso o meu resultado foi mais uniforme, sem o lindo contraste entre o bolo e a fruta, como na foto da Leonor. Ademais, esse tipo de caqui gerou um bolo com uma cobertura úmida, como um bolo de banana, o que reduz sua validade fora da geladeira, mas isso não foi um problema, já que os bolinhos acabaram na manhã seguinte...



BOLO DE CAQUI

adaptado daqui

rendimento: 6/8 pessoas**

Para o fundo da forma:

- 25 g de manteiga em cubinhos e

- 50 g de açúcar.

Para a massa:

- 200g de açúcar

- 200g de manteiga em temperatura ambiente;

- Raspas de 1 limão ;

- 40 ml de sumo de limão recém espremido;

- 4 ovo;

- 200g de farinha com fermento;

- 300g de polpa de caqui tipo chocolate, aquele mais duro (aproximadamente 2 grandes)*;

- 1 pitada de sal e

- 1 pitada de canela moída.

1. Pré-aqueça o forno a 160ºC.

2. Unte e forre o fundo de uma forma de 20 x 30 cm com papel manteiga**.

3. Polvilhe as forminhas com açúcar e manteiga cortada em pedacinhos e cubra-os com a polpa dos caquis e as raspas de limão.

4. Em apartado, bata o açúcar com a manteiga e limão até que fique um preparado cremoso. Junte os ovos ligeiramente batidos, e bata tudo até que a mistura fique homogênea.

5. Adicione a farinha peneirada com o sal e uma pitada de canela; espalhe a mistura sobre os caquis, com a ajuda de uma espátula.

6. Asse por 40 minutos, aproximadamente.

7. Desenforme ainda morno e deixe arrefecer sobre uma grade; para as minhas forminhas o melhor foi esperar o bolo esfriar por completo. Sirva morno ou frio.


* Apesar de ter feito ¼ da receita, usei as raspas de um limão inteiro e precisei de 1 caqui e meio, pois usei do tipo rama forte; provavelmente, se usar o caqui correto, o mais duro, usará a quantidade pedida.

** Reduzi a receita a ¼ e consegui 20 bolinhos assados em forminhas de silicone com capacidade para 18 ml (aproximadamente 1 colher de sopa e 1 de chá). Não foi preciso untá-las.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails