quarta-feira, 17 de março de 2010

Ravioli de queijo brie e compota de pera


Namorava essa receita do chef Paulo Barros desde que comprei a revista, há um ano atrás, e agora resolvi pôr a mão na massa, literalmente...

Além do recheio indicado, preparei outro sugerido pelo chef e um terceiro, bem tradicional - para agradar o marido -, de mussarela e orégano. Os de brie e gorgonzola acompanhados da compota de pera ficaram perfeitos com a finalização indicada pelo chef; o de mussarela foi servido com um bom molho de tomate. O meu predileto foi o de brie; o do Ebraim não preciso nem dizer...


Remover formatação da  seleção

ravióli de queijo brie com compota de pera

fonte: revista Menu; fev/2009

rendimento: 4 porções (fiz metade da receita, omitindo o espinafre, e consegui mais de duas porções)


- 500g de semolina;

- 100g de farinha de trigo;

- 10 gemas de ovos grandes;

- 4 peras;

- 400g de queijo brie;

- 100 g de espinafre;
- 3 colheres (sopa) de água;

- 20 folhas de sálvia;
- 150g de manteiga;
- 10g de ciboullete picada;

- 12 tomates-cereja cortados ao meio;

- flores de manjericão roxo;
- 80g de lascas de amêndoas torradas;
- sal e pimenta a gosto.


recheio:
corte as peras em pequenos cubos. Em uma panela com 1 colher (sopa) de água, salteie a pera para não escurecer. Corte o queijo brie em pequenos pedaços (cerca de 1,5 cm por 1,5 cm). Reserve.

ravióli: branqueie o espinafre inteiro em 2 colheres (sopa) de água. Escorra e esprema bem para tirar o restante da água. Bata o espinafre no liquidificador com 5 gemas. Misture este purê com 250 g de semolina e 50 g da farinha. Forme a massa e deixe descansar por 15 minutos. Passe por um cilindro, abrindo a massa em folhas bem finas. Reserve.

[Fiz apenas essa parte] Em uma tigela, misture o restante da semolina, da farinha e as 5 gemas restantes. Forme uma massa e deixe descansar por 15 minutos. Passe por um cilindro e abra a massa em folhas bem finas. Reserve. Corte a massa em formato de ravióli. Monte os raviólis, colocando o brie e, depois, a pera sobre ele. Tempere com sal e pimenta e feche a massa. Em uma panela com água fervente abundante, cozinhe o ravióli por 90 segundos, quando deverão estar cozidos. Retire do fogo. Em uma frigideira com a manteiga, doure a sálvia e junte os raviólis, o tomate-cereja e a ciboulette.

para servir: em um prato raso, coloque os raviólis ao centro e decore com as flores de manjericão roxo e as amêndoas torradas.

dica do chef: mude o recheio para gorgonzola ou queijo de cabra.

4 comentários:

  1. Huumm, esse ravioli parece ser uma delícia! massa caseira com esse recheio tem de resultar saborosa!. Gostei também da 'Rösti', logo abaixo, e da cachorrinha, que é um pouco parecida com a minha!
    Beijão e bom dia.

    ResponderExcluir
  2. A massa só feita com a gema e a farinha,não fica muito dificil de abrir?Não fica muito dura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia , a melhor opção é melhor usar um cilindro . Mas se não der pra comprar , vc sova muito bem , divide a massa em varias partes e vai abrindo com um rolo até ficar bem fina . Uma forma de saber se ficou fina o bastante , é só ver se a massa está quase transparente e ao colocada sob uma superficie levanta com qualquer ventinho .
      PS , se a massa estiver aberta corretamente , a cada 100g ela vai render uns 2 metros de massa

      Excluir
  3. Sonia, particularmente acho essa massa incrível, porque você consegue deixá-la perfeitamente "al dente" após o cozimento. Se está preocupada porque irá abri-la à mão, usando o rolo, não posso te ajudar, pois, como pode ver nas fotos, usei a máquina. Abraço

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails