sexta-feira, 15 de maio de 2009

Molho de tomate

Dito e feito! O vovô veio almoçar aqui em casa e eu servi o belo gnocchi ao fresquíssimo molho de tomate feito no passe-vite. Já tinha visto fotos e ouvido relatos, mas fazer esse molho foi um imenso prazer! Além de ser muito mais prático do que cortar os tomates ao meio para retirar as sementes, a textura e a cor são incríveis; sem falar do alto rendimento, já que não há desperdício sobre a tábua.

Comprei 18 tomates grandes, aproximadamente 3,800 Kg. Eles não estavam perfeitos pra fazer molho, mas foram os únicos que encontrei, então comprei assim mesmo. Após higienizá-los, fiz dois cortes em formato de "x"; um na parte de cima e outro na de baixo de cada tomate. Coloquei os frutos em uma panela com água e sal, em ponto de ebulição, até que a pele se soltasse. Se você for utilizar uma panela pequena, tome o cuidado de virar os tomates para que toda a sua superfície entre em contato com a água.

Imediatamente -completamente ansiosa!-, coloquei os tomates no passador e comecei a girá-lo. O sumo foi saindo por completo, sem desperdício algum, enquanto que as sementes e pele ficaram na peneira. Usei a mais fina para ver como ficaria:

Depois da primeira leva de tomates passar, achei que seria mais produtivo tirar a pele antes, pois é algo muito fácil de ser feito e que agiliza o processo final, pois a quantidade de restos na peneira é bem menor. Tirar a pele de todos os tomates é algo que não demora um minuto.

Como eu odeio lavar louça, já havia refogado uma cebola e uma fatia fina de bacon e deixei o sumo dos tomates caírem nessa panela. Depois foi só levar ao fogo até que encorpasse, acertar o sal e montar o prato com um pouco de gnocchi, molho, parmesão ralado, manjericão e um fiozinho de azeite.

Modéstia à parte, mas ficou uma delícia! Um prato fácil e muito saboroso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails