domingo, 17 de maio de 2009

Comida de mãe, a melhor do mundo!

Em uma fria manhã de outono vejo as brumas se dissiparem e uma pequena embarcação surgir por entre elas... Minha querida bruxa decidiu acordar cedo no domingo e ir à feira; ainda não sei o que virá, mas com certeza, o resultado será inefável...


Ok, que "comida de mãe é a melhor do mundo" não é novidade; o raro é eu comer essa iguaria, já que é praticamente impossível fazer a minha mãe sair do meio dos seus adorados livros e voltar para a terra firme. Entertanto, para a minha surpresa, quando cheguei a sua casa ela se preparava para iniciar a magia... Todos os ingredientes estavam separados em suas devidas proporções, as cebolas estavam sendo minuciosamente cortadas, e eu me aprontei para anotar cada detalhe da poção...

Caldeirada de lula com batata

- 4 cebolas grandes
- 8 dentes de alho
- 7 tomates maduros
- 2 maços de salsinha

- 2 maços de cebolinha

- 1,5 Kg de lula limpas e cortadas em rodelas
- 3 batatas médias
- sal q.b.
- pimenta do reino
- azeite q.b.

- 2 xícaras de arroz


Essa caldeirada é uma receita espanhola, trazida de lá pelo meu querido tio Alberto - o eterno Tião Gavião -e passada a minha mãe pela tia Neusa, sua esposa.

Refogue, em uma panela de pressão, a cebola em cubinhos e o alho espremido em um pouco de óleo. Quando a cebola estiver translúcida, coloque os cubinhos de tomate, já devidamente pelados e sem as sementes. Refogue por mais alguns minutos até que ele comece a se desfazer. Adicione as folhas da salsinha e a cebolinha, ambas picadas, as lulas, o vinho, o sal e tampe a panela de pressão. Depois que a panela pegar pressão, calcule 10 minutos; após, tire a pressão da panela colocando-a sob a água da torneira.


Adicione as batatas descascadas e cortadas em cubos de aproximadamente 2 cm³, tampe a panela e, após a panela pegar pressão, conte 8 minutos. Tire novamente a pressão da panela, verifique o sal e adicione as folhas da salsinha, picadas no tamanho que desejar.

Se você não for servir entrada, essa quantidade de lula serve 4 pessoas, com direito a repeteco ; do contrário, serve 5. Outrossim, o tamanho da panela também é relevante. Tendo em vista que o prato é bastante caudaloso, o ideal é usar uma de 6 litros. Fiz o arroz de uma forma um pouco diferente da tradicional, cozinhando-o como se fosse uma massa. Fervi uma boa quantidade de água com sal e joguei o arroz já lavado. Deixei-o cozinhar até que ficasse al dente, escorri a água, coloquei-o sobre a água da torneira para que parasse o cozimento e reservei-o. Quando faltavam 2 minutos para o cozido ficar pronto, aqueci um pouco de azeite e dei uma fritadinha no arroz, apenas para esquentá-lo. Adicionei um pouco de sal, e pronto! Após montar o prato finalizei-o com um fio de azeite, pimenta do reino e algumas folhinhas de salsinha.

Algumas considerações antes de revelar a magia final... Sempre que algum prato de frutos do mar pede arroz, eu uso o de Jasmin, com ou sem leite de coco, dependendo da receita. Entretanto, como na casa da minha mãe só tinha o velho Tio João parboilizado, não tive para onde correr. Tenho de dizer, entretanto, que o resultado ficou bem harmônico, principalmente pela textura e pelo fato do arroz estar sem os temperos tradicionais. Por fim, sempre que eu olho para essa receita tenho vontade de picar uma dedo de moça e refogá-la junto com a cebola, mas a mamma não suporta pimenta, então continuo na expectativa...

Eu cometi um erro terrível ao clicar na foto abaixo para vê-la em tamanho original... Dá vontade de morder a tela!


Como já havia adiantado, não há palavras para descrever; todos nos refestelamos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails