segunda-feira, 25 de maio de 2009

Doritos e molho à bolonhesa da mamma

Muitas das minhas lembranças de infância - para não dizer todas - são relativas à comida, e a maioria delas, ao lado do fogão... Desde que iniciei o blog tenho vontade de postar alguma receita da minha avó Lydia, que é a minha musa inspiradora, meu paradigma de esposa, mãe e avó; entretanto essa homenagem terá de esperar um pouco, mas trago a receita, ou melhor a lembrança gastronômica do molho à bolonhesa da minha mãe...

Digo que não é uma receita, mas uma lembrança, pois o melhor momento não era o da elaboração do molho, tampouco o da degustação do dito com a sua devida pasta... Minha mãe nos chamava, com um sorriso no rosto e aquele barulhinho peculiar de saco de salgadinho; comíamos o molho com Doritos! Parecia que estávamos fazendo alguma coisa errada; era o máximo!

Por muitos anos reclamei a falta do tal Doritos, pois no mercado circulavam apenas alguns com sabores muito fortes, que nunca me apeteceram muito. Tentei com nachos de outras marcas, mas nenhum era como o Doritos. Contudo, em uma bela madrugada, alguns dias atrás, saímos para ir ao supermercado; o Ebraim ficou no carro com a Cherry e eu subi para apanhar alguns mantimentos de última hora... Já me dirigindo ao caixa, qual não foi a minha surpresa: relançaram o Doritos tradicional!!! Eu fiquei tão feliz que tive de contar a história para um senhor que estava ao meu lado... Coitado, foi simpático, mas deve ter me achado uma louca!



Bem, é claro que ao adentrar no carro contei tudo para o Ebraim e, quando chequei em casa, munida do meu queridinho passe-vite e de alguns belos tomates, fiz um molho ao sugo... Ok, sei que tinha mencionado que o molho da minha mãe era à bolonhesa, mas era de madrugada, não havia carne descongelada no súper, tampouco na minha casa. Este teria de bastar!



Tenho de confessar que o Doritos não é o mesmo da infância... Talvez realmente não o seja, ou talvez eu esteja fantasiando todo um momento, mas o fato é que esse "Doritos dippas" não é o bom e velho Doritos... Mas também, minha cara, já se passaram quase vinte anos...




Como o Ebraim estava um pouco cético com a simplicidade da ceia, resolvi saltear um shitaki que estava na geladeira em um pouquinho de mateiga e cozinhá-lo, rapidamente, com shoyu e sake. Cuidado com o shoyu, ele é muito salgado!



Não foi o molho da minha mãe, mas só de saber que há um Doritos tradicional no mercado já me sinto aliviada! Agora é só comprar os ingredientes e prender a minha mãe na cozinha... Quando isso acontecer, obviamente postarei as fotos e a receita do seu maravilhoso molho...

Um comentário:

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails