quinta-feira, 28 de maio de 2009

Escondidinho de bacalhau e Exibidinho de legumes

No início da semana comprei bacalhau pensando em fazer esse escondidinho; na verdade estava com vontade de comer uma comidinha de boteco, mas se Maomé não vai à montanha...


ESCONDIDINHO DE BACALHAU



Para dessalgar, passei os filés sob água corrente, coloquei-os de molho em um pote com água, cobri com PVC e coloquei-o na geladeira. No primeiro dia troquei a água 2 vezes; no segundo troquei mais uma e, no meio do dia, em vez de colocá-lo de molho na água uma quarta vez, fiz isso no leite. Usei-o no dia seguinte, pela manhã.

- 400g de bacalhau - anote-se que eu o pesei na hora em que fui usá-lo, portanto, de certo estava mais pesado do que quando o comprei, pois absorveu um pouco de líquido
- 3 cebolas roxas
- 12 tomates cereja
- pimenta do reino
- azeitonas pretas
- 1,2 Kg de batata
- queijo para o purê
- leite para o purê
- queijo para gratinar

Corte as cebolas finamente e refogue-as em um pouco de azeite. Como eu só tinha duas cebolas roxa, usei também uma branca. Adicione os tomates cereja cortados em quatro pedaços, espere alguns segundos, acrescente o peixe, a pimenta do reino moída na hora. Refogue um pouco para que os sabores se integrem e excesso de líquido evapore. Apague o fogo, acrescente um fio de azeite e reserve.


Para o purê, cozinhe as batatas, descasque-as e amasse-as. Eu passei as bolotinhas pelo passe-vite, mas você pode penas amassá-las com um garfo. Acrescente um pouquinho de leite, apenas para dar consistência ao purê. Adicione um fio de azeite e queijo ralado a gosto; usei um pouquinho de provolone.

Monte os escondidinhos com uma camada de purê, o bacalhau, uma camada de azeitonas, cobertura de purê e queijo salpicado para gratinar. Cuidado para não exagerar nas azeitonas, pois já há algum sal nos queijos. Algumas pessoas gostam de fazer várias camadas, intercalando purê e peixe. Outrossim, alguns misturam as azeitonas no peixe, ainda na panela; também pode!





Variações
Como o Ebraim é um pouco avesso à textura do purê, ele mesmo resolveu fazer alguns furinhos sobre o purê, regá-lo com azeite e levar para gratinar. Ele achou que ficou bem melhor, com uma textura mais crocante... Como eu gosto de quebrar a castinha do gratinado e atravessar a maciez do purê, fico com a primeira opção, mas ele preferiu a deve!

Eu quis fazer um teste com purê de mandioquinha; não preciso nem dizer que se o Ebraim não é muito afeito ao purê de batata, para o de mandioquinha ele olha atravessado; portanto fiz apenas um, só para mim. Segui o mesmo processo, mas adicionei alguns cubinhos de gorgonzola sobre o peixe, antes de cobri-lo com o purê. Adicionei as raspinhas de queijo e levei-o para gratinar. Achei que ficou muito suave, adocicado; me agradou muito!


EXIBIDINHO DE LEGUMES

Quis fazer algo mais light para acompanhar o escondidinho, mas não queria comer salada; ultimamente tenho preferido legumes refogados, quentes ou frios, no lugar de salada de folhas. Acho que o clima tem contribuído para isso.

- 1/2 pimentão vermelho
- 1/2 pimentão vermelho
- 1/2 pimentão vermelho
- 2/3 berinjela grande
- 1 abobrinha

Pique todos em cubinhos bem pequenos e refogue-os, separadamente, por aproximadamente um minuto cada. Tempere-os a gosto; eu usei apenas um fio de azeite e pimenta do reino moída na hora.

4 comentários:

  1. bom... só de ler a descrição fiquei com água na boca!!!
    assim não vale!!
    esse "exibido" ficou mesmo lindo!

    ResponderExcluir
  2. Sabrina!! O seu Blog é o máximo!!! Hoje por várias vezes eu recorrí a ele como forma de espairecer um pouco e também para buscar inspiração pro jantar!! uma coisa: como você montou o "exibido"?? BJ da Val

    ResponderExcluir
  3. Val usei um aro de corte, que não tem o fundo, como estes: http://www.barradoce.com.br/cat/formas_em_aluminio/listagem.php?id=63633

    Posicionei o aro sobre um prato e fui adicionando os legumes dentro, depois basta retirar o aro por cima, com cuidado. Você pode improvisar com um copo baixo, untado com azeite; para tirar, vire-o no prato, fazendo movimentos de vai e vem, para baixo, até sentir que ele desceu. Deu para entender? Rs... Bjs

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails