segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um biscoito para você, um nacho para mim!


Tenho preparado biscoitos para a Cherry nas mesmas proporções que postei aqui; ora com mais de uma farinha ou mais de outra, ora apenas com farinha trigo integral*. Não mais tenho assado uma parte e congelado a outra, pois descobri que não há a menor necessidade; asso todos de uma vez e armazeno-os em dois potes fechados. Quanto ao corte, a forma mais fácil é  formar quatro cilindros com a massa e usar uma espátula para ir cortando as rodelinhas, que crescerão um pouco ao assarem, mas não há necessidade de deixar espaço entre uma e outra.

* peneire a farinha e devolva à tigela o farelo que restar na peneira

 

Nesse dia fiz um biscoito com farinha de trigo integral e de milho, e não pude resistir a fazer uma bolinha com a massa e abri-la como a uma tortilla; aqueci muito bem uma frigideira grande e fiz meus "nachos"* virando-os depois que bolhas se formavam no lado virado para cima; o processo é bem rápido. Pimenta do reino e sal moídos sobre os mesmos enquanto ainda estiverem quentes; perfeitos para acompanhar uma bela salada de tomate, azeitona, cebola, pimenta fresca sem as sementes e azeite.

Para abrir a massa, faça um "sanduíche" com uma bolinha da massa entre dois plásticos grossos besuntados de azeite, e estes entre duas tábuas; faça força sobre a tábua que ficar em cima e retire sua massa perfeitamente fina e arredondada, como uma panquequinha. É claro que ter uma prensa dessas ajuda, e nesse caso o azeite no plástico é dispensável, mas é possível fazer sem, apesar de bem mais trabalhoso...

* nachos são tradicionalmente fritos por imersão em óleo, mas o azeite cumpre bem esse papel, e se, ao sairem da frigideira,  você colocá-los um pouquinho no forno aquecido, pincelados com azeite, ao inves de mantê-los aquecidos dentro de um pano, ficarão crocantes como verdadeiros nachos!

2 comentários:

  1. Larissa, hoje faço os biscoitos de forme bem simples, apenas bato ligeiramente um ovo, misturo cenoura ralada ou purê de abóbora assada, uma colher de sopa de azeite, e porções de farinha de trigo integral e de milho até dar o ponto. Se precisar de mais líquido, pode acrescentar um pouquinho de água. Se quiser biscoitos mais crocantes, use mais farinha de milho do que de trigo. De qualquer forma, a receita a qual me referi está neste post: http://menuatrois.blogspot.com.br/2010/12/biscoitos-caninos-ou-nao.html

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails