quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bolo de abóbora e castanhas com cobertura de café e cardamomo, e a história de uma abóbora itinerante


... com ou sem cobertura, de iogurte e lavanda ou de café e cardamomo, o resultado será sempre o de um bolo fofo, complexo, repleto de castanhas e absolutamente irresistível!

 

As abóboras, principalmente a seca, têm recebido elogios, admiração e até sido alvo de piadas; também pudera, com seu tamanho singelo e silhueta fálica, já virou até modelo no colo de alguns amigos que vieram jantar em casa... Confesso que fiquei com um pouquinho preocupada, mas eles foram respeitosos, garanto!

De fato, ora por sua beleza, ora pela ausência de um lugar próprio em que pudesse ficar durante algumas semanas, além de ser tomada como acessório por amigos que ainda não cresceram, ela fez as vezes de enfeite de mesa e, na falta de um peso para fechar o isopor, atuou como coadjuvante no preparo do iogurte. O problema é que os iogurtes ficaram muito bons, e o Ebraim ligou isso à ilustre presença da abóbora; brincava, a cada semana, dizendo que quando ela acabasse o iogurte não seria mais o mesmo. Como demorou algumas semanas para amadurecer, e mesmo depois foi sendo usada aos poucos, sua itinerância nos alegrava e, ao que tudo indica, também aos iogurtes...

Acreditem ou não, mas por mais incrível que pareça, na primeira semana em que a abóbora não se fez presente o iogurte sentiu a sua falta; triste, ficou ralo e insoso... Essa foi a deixa perfeita para o Ebraim se gabar de que já havia me avisado dessa possibilidade; não que ele acredite na santidade da abóbora, mas por intuir que ela fazia o peso ideal para que o isopor ficasse hermético. Minha primeira vontade foi fitá-lo com cara de "não venha me ensinar a fazer iogurte", mas depois de tanta decoração, alegrias e risadas, também eu queria acreditar na sua influência positiva... Um pequeno detalhe que ficou em segredo; naquela semana o leite orgânico não chegou e tive de preparar os iogurtes com leite comum, homogeneizado, mas é claro que a companheira também fez falta! 


Já preparei esse bolo inúmeras vezes, ele é fácil e extremamente saboroso; não precisa de cobertura porque fica incrivelmente brilhante, mas o Oliver indica uma de iogurte e lavanda e eu fiz uma versão com café, cardamomo e açúcar mascavo, que exibe um brilho dourado surpreendente, e deu o que falar. No dia do preparo o sabor do café fica muito presente, tornando-se sutil e delicado com o passar do tempo. Preserva-se muito bem por vários dias, dentro de um recipiente fechado, e poder ser congelado. Enfim, com ou sem cobertura, de iogurte e lavanda ou de café e cardamomo, o resultado será sempre o de um bolo fofo, complexo, repleto de castanhas e absolutamente irresistível!

 
 


BOLO DE ABÓBORA E CASTANHAS COM COBERTURA DE CAFÉ E CARDAMOMO

adaptado do livro Jamie em casa - Cozinhe para ter uma vida melhor, de Jamie Oliver
rendimento 12 muffins*


bolo

- 400g de abóbora menina madura, com a casca, sem as sementes e picada grosseiramente - usei abóbora seca orgânica;
- 350g de açúcar mascavo macio - usei o orgânico extra seco;
- 4 ovos grandes orgânicos;
- uma pitada de sal marinho;
- 300g de farinha de trigo orgânica;
- 2 colheres (chá) "cheias" de fermento;
- um belo punhado de nozes - fica ainda mais saboroso com um mix de castanhas variadas!;
- 1 colher (chá) de canela em pó;
- 175ml de azeite extra virgem - se o seu azeite tiver um sabor muito forte, como o italiano, pode substituir por um óleo mais neutro, ou usar outro de sua preferência;

cobertura gelada [do Oliver]

- raspas da casca de 1 laranja ou tangerina orgânicas;
- raspas da casca de 1 limão siciliano orgânico;
- suco de meio limão siciliano;
- 140ml de creme azedo**;
- 2 colheres (sopa) "cheias" de açúcar de confeiteiro peneirado;
- sementinhas de 1 fava de baunilha orgânica - corte a fava ao meio, longitudinalmente, e raspe as sementes e
- flores de lavanda ou pétalas de rosa - opcional.

cobertura de café e cardamomo [minha]

- 70g de açúcar mascavo orgânico peneirado;
- café - tirei um expresso bem forte; e
- um toque de cardamomo.


1. Preaqueça o forno a 180ºC; forre 12 formas de muffins com papel, ou unte outra forma que desejar.
2. Processe a abóbora em um processador ou liquidificador potente, até que fique macia; adicione os ovos e o açúcar e processe novamente. Adicione uma pitada de sal, a farinha o fermento, as nozes, a canela e o azeite (ou óleo), e processe tudo até que a massa fique homogênea - já fiz das duas formas, mas prefiro adicionar o mix de castanhas, previamente quebradas em um pilão grande, ao final do processo. Pode ser que seja necessário parar o processador para raspar as laterais, mas note que não há necessidade de bater a massa além da conta, assim que ficar misturado, está Ok.
3. Coloque a massa nas forminhas e asse-as de 20 a 25 minutos, ou até que a superfície esteja dourada e brilhante e um palito, ao ser inserido no meio do bolinho, saia limpo. Deixe-os esfriarem sobre uma grelha.
4. Para preparar a cobertura de café, basta colocar o açúcar mascavo peneirado em uma tigela e adicioná-lo aos poucos, até que consiga uma consistência boa para ser espalhada, lembrando-se que a cobertura sempre fica mais firme quando seca. 
5. Passe a cobertura sobre os bolinhos, que já não devem estar tão quentes, e finalize com um toque de cardamomo em pó.
6. Se for fazer a cobertura gelada, prepare-a assim que os bolinhos saírem do forno. Para tanto, basta misturar as raspas - guarde um pouco para a decoração - com o suco, adicionar o creme azedo, o açúcar de confeiteiro, as sementes de baunilha. Prove, e se necessário, ajuste a quantidade de açúcar ou suco de limão a fim de equilibrar o doce e o ácido. Leve-a à geladeira.
7. Quando a cobertura estiver gelada, coloque-a sobre os muffins e decore-os com as raspas restantes; o Oliver dá a dica para decorá-los também com algumas pétalas de lavanda e servi-los sobre uma bonita tábua de madeira; isso é um pouco difícil para quem não tem uma pequena horta, mas sempre faz a diferença... 



* 23 bolinhos (foto), um pouco menores do que muffins tradicionais, feitos em forminhas com capacidade para 1/4 de xícara; OU 70 bolinhos pequenos, em forminhas com capacidade para 2 colheres de sopa.

** O creme azedo pode ser encontrado pronto em alguns empórios, mas para reproduzi-lo em casa basta misturar  colher (sopa) de suco de limão à 1 xícara de creme de leite fresco e deixar a mistura descansar em temperatura ambiente, por 30 minutos. Após, ele ser mantido na geladeira até a hora de usar. A Ana esclarece esta e muitas outras dúvidas aqui!

3 comentários:

  1. Sabrina, oi! Vi tudo, tudinho! Eu estava atrasada nos posts...ando trabalhando muito, e já tô cheia...quero ganhar na megasena e virar do lar. Arf!! Enfim, adorei tudo, tudinho. Mais especialmente esses bolinhos, aquele logo aqui em baixo (post anterior) a ver as abóboras assadas tão lindas (eu adoro abóbora, principalmente a okaido...nham nham).Que delícia! Quando é que vc vai lá na Mônica fazr um jantar chiquetérrimo e me convidar? hem? hem?Beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Que blog mais prazeroso e delicioso! Lindo visualmente...conteúdo perfeito. Sucesso. Amei e divulgarei!

    Rubia Zaia

    ResponderExcluir
  3. Oie! Adorei a receita do muffins de abóbora! Vou experimentar preparar pois sou louca por muffins! Beijos e saudade!

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails