quarta-feira, 3 de março de 2010

Jantar de aniversário VIP

Para comemorar um dos nossos aniversários de casamento resolvi fazer algo simples, que não gerasse muita louça para lavar, mas fosse especial... Optei por risotto de aspargos e presunto cru harmonizado com um delicioso prosecco e crème brûlée de sobremesa.




...


Risotto de aspargos e presunto cru
Rendimento: 2 porções

- 150 g de arroz carnaroli (não lave o arroz!)
- 1 cebola pequena em cubinhos
- 50 ml de vinho branco seco
- 750 g de caldo de legumes caseiro*
- 1/2 maço de aspargos frescos cortado em pedaços pequenos
- 25 g de manteiga gelada, em cubinhos
- 40 g de parmesão ralado
- flor de sal
- pimenta do reino moída na hora

Mantenha o caldo aquecido em fogo baixo, em uma panela apartada, e use uma panela grande, de borta alta e fundo grosso para a preparação do risoto, que deve se dar em fogo alto.

Para iniciar, refogue a cebola em um pouco de azeite até ficar translúcida, acrescente o arroz, refogue-o por alguns segundos, e o vinho branco. Assim que este evaporar, adicione uma concha de caldo e mexa constantemente. Assim que o caldo evaporar, adicione outra concha, sem parar de mexer.

Note que o risotto é preparado em fogo alto, com o caldo sendo adicionado concha a concha e mexido constantemente, para que não se corra o risco de ter o prato pronto com caldo sobrando na panela.

Um pouco antes do grão estar pronto, adicione os aspargos cortados. O arroz tem de ficar úmido e "al dente"; quando apertado contra os dedos deve estar macio, mas manter a "alma", um pontinho branco no interior. Retire o risotto do fogo, acrescente a manteiga, o parmesão, a pimenta do reino moída, os aspargos salteados e mais uma concha do caldo. Sirva imediatamente, acompanhado de uma fatia de presunto cru e um toque de flor de sal.

*Caldo de legumes
Fonte: Todas as Técnicas Culinárias - Le Cordon Bleu
Rendimento: 1,5 l

Selecione cerca de 450 g de legumes diversos picados, c0mo cenoura, cebola, alho poró, salsão, ervas frescas diversas e 2 litros de água. Ferva a água, adicione todos os ingredientes e cozinhe em fogo médio por aproximadamente 40 minutos. Peneire o caldo e reserve-o na geladeira por 3 dias ou congelado, por 1 mês.

O chef Salvatori Loi indica a utilização de cebolas em rodelas douradas na grelha e uma proporção de vinho branco para a formação do caldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails