segunda-feira, 29 de março de 2010

Sagu de uva [de verdade!!!] da tia Carlota



Minha bisavó Amélia, além de excelente dentista era uma cozinheira de mão cheia e deixou seu legado para a tia Carlota, sua filha. Digo isso porque desde pequena como muitos pratos que ela faz, mas nenhum marcou tanto quanto o sagu; ele sempre era devorado por todos de uma forma única, como se o mundo fosse acabar no instante seguinte... Por esse motivo, confesso que nunca tive coragem de comer outro sagu, NUNCA, mas ainda que sem parâmetro para dizer isso, ainda que você o faça com um ótimo suco orgânico, integral, tente essa receita e depois me diga se não é uma das melhores coisas que você já comeu...

Com relação à receita, aviso que é segredo de família, então veja lá para quem você vai contar! O primeiro ponto é o tipo da uva; a minha tia denomina-as apenas de "uvas pretas", mas como ela me disse que as mesmas são pequenas, só aparecem no mercado no início do ano, principalmente em fevereiro, e que mancham os dedos - e tudo mais que estiver por perto! - creio que sejam as uvas Isabel.

Passada a pesquisa fiquei encucaca; como assim "só dá nos três primeiros meses" se eu como sagu na sua casa durante o ano todo? Por um momento achei que ela estivesse me enganando, mas não, acontece que ela é mais esperta do que eu e, no auge dos seus 81 anos, compra uvas no início do ano e congela o suco já pronto para poder preparar a sobremesa predileta da família o ano todo!

Outra pulga na orelha foi vê-la adicionando suco de uva comprado pronto; um belo suco de uva orgânico, mas um suco de uva COMPRADO... Gmpf... E mais uma vez eu desconfiei da minha tia, julgando não ser este necessário, mas ao omiti-lo suprimiu-se algo ácido da receita, e tive de me render - novamente - à voz da experiência... Não me espanto em pensar que as uvas de hoje são diferentes das que a minha bisavó usava... De qualquer forma, como é pedido, use o melhor suco que puder, sempre orgânico!

Em tempo, além de poder fazer o sagu durante o ano todo você também pode descongelar o concentrado, adicionar água e servir um belo suco de uva!


Sagu de uva [de verdade!!!] da tia Carlota

[1ª parte: concentrado de uva]

- 2 Kg de uva Isabel;
- 1 colher de sopa de açúcar;
- água.

Levar ao fogo com água suficiente para cobrir e esperar ferver; após, liquidificar e coar. Congele em potes de vidro.

Os 2 Kg de uva rendem, aproximadamente, 2,6 Kg de suco concentrado.

[2ª parte: preparação do sagu]

- 1 xícara de sagu;
- água;
- 1 xícara de suco de uva integral orgânico (o melhor que encontrar);
- 300g de suco caseiro concentrado (1ª parte );
- 2 xícaras de açúcar, aproximadamente.

Levar tudo ao fogo médio/baixo, mexendo de vez em quando até que a bolinha fique macia, não precisa esperar que fique completamente transparente. Verifique o açúcar e está pronto! Se ficar muito grosso após esfriar, adicione um pouquinho de água e mexa.


Sirva gelado, com ou sem creme; eu gosto dele assim, simples e delicioso, mas quem quiser pode fazer um creme básico com leite, gema, maisena, baunilha e açúcar.

OBS: Não preciso nem dizer que, por ser uma receita de família, minha tia faz tudo de olho fechado, logo não tem as medidas exatas, tampouco me deixou ficar medindo tudo, pois disse que basta ir experimentando e adicionando os ingredientes aos poucos; portanto, faça isso!

2 comentários:

  1. Quanto tempo que não como sagu!!! Só na casa da minha Nonna... Bj

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim, uma receita com uva de verdade!!! OBRIGADA!
    bj
    Dani

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails