sábado, 5 de julho de 2014

Torradas de abóbora e parmesão [no pão de milho e centeio]

Primeiro a textura sedosa do purê de abóbora, então a crocância do pão, um salgadinho do queijo, a doçura do azeite e uma delicada lembrança de que o alho esteve por ali. Não se deixe enganar pela aparente simplicidade dessa torradinha; ela é absolutamente surpreendente!


Pode ser o almoço de um dia quente, junto com uma salada de radicchio, ou aperitivo para um encontro com os amigos. Neste caso, para que os pães não fiquem úmidos, leve à mesa o purê, em um potinho, acompanhado das fatias de pão levemente torradas e "rabiscadas" com alho, e um bom naco de queijo - para que cada um tenha o prazer de passá-lo contra o ralador! Para finalizar, um bom azeite frutado, o moedor de pimenta do reino e o de sal.



Torradas de abóbora com parmesão 
do Limoncello and linen water, da Tessa Kiros
rende 6 torradas

  • 1kg abóbora descascada, sem sementes e cortada em cubos - usei a seca
  • 2 colheres (sopa) azeite
  • 2 cebolas pequenas, em cubos (100g)
  • 1 colher sopa folhas de alecrim fresco (ou 4 folhas frescas de sálvia - ver nota abaixo)
  • 250ml água
  • 1 dente de alho grande, descascado
  • 1 colher (chá) sal e pimenta do reino moída, a gosto

  • 6 fatias de pão - usei este pão integral de milho e centeio
  • queijo parmesão em lascas, ou ralado na hora (neste caso, calcule uma colher de sopa por fatia)
  • azeite - usei um siciliano muito frutado 
  • sal e pimenta do reino moída na hora

1. Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e as folhas de alecrim em fogo médio-baixo e mexendo constantemente, até que fiquem delicadamente douradas, mas não deixe que queimem. Adicione os cubos de abóbora, a água, o sal e a pimenta. Tampe a panela e cozinhe a abóbora por 30-40 minutos, em fogo baixo, até que fique completamente cozida, desmanchando quando apertada. Misture bem, transformando-a em um purê.

2. Como o nível de umidade varia de acordo com o tipo de abóbora que está usando, verifique se a abóbora precisa ficar mais alguns minutos no fogo, para que o resto da água evapore e textura apure (como foi o meu caso); ou se precisa adicionar mais água e cozinhar mais um pouco. Prove e acerte o sal, se necessário.

3. Aqueça uma chapa (ou frigideira) e doure os dois lados das fatias de pão, então esfregue-as com o alho. Derrame um fiozinho de azeite sobre cada fatia e cubra-a com uma colherada generosa de abóbora.

4. Finalize-as com o queijo, um fiozinho de azeite e pimenta do reino moída na hora.


NOTA: a receita original pedia folhas de sálvia no lugar das de alecrim, e ainda mais algumas para finalizar, junto com o queijo. Se quiser fazer desta forma, calcule duas folhas de sálvia por fatia de pão, então frite-as em 3 colheres (sopa) de manteiga, até que ficassem crocantes, e a manteiga escureça um pouco.

2 comentários:

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails