Não sei se foi o suculento taco adobado que comemos na incrível Taquería la Sabrosa, a vontade de me esquentar com um prato de sopa mexicana com pão de milho ou o chilli da Patricia, mas quando vi que tinha abacate, cebola roxa, tomate, limão, pimentas e coentro, não pensei duas vezes no rumo que iria tomar.
Já preparei tortillas com uma mistura de farinhas de milho e trigo, só com farinha de milho e com uma masa pronta, própria para tortillas; basta misturar água, fazer uma bolinha, abri-la em uma prensa e colocá-la sobre uma chapa bem quente. Ainda não tive coragem de prepará-la do zero, a partir de milho cozido com cal (milho nixtamalizado), mas a Neide Rigo testou tudo aqui. Tortillas prontas podem virar nachos, se forem cortadas e fritas, mas como odeio fazer fritura, acabo pincelando-as com óleo ou azeite e levando os triangulozinhos ao forno.
Desta vez resolvi mudar tudo; preparei crepes feitos à base de farinha de milho e polvilho doce, para fazerem as vezes de tortilla, depois cortei cada uma em quatro pedaços e levei-os ao forno para que endurecessem. Se quiser tacos, deixe-os no forno por menos tempo, apenas para que sequem um pouco e peguem aquele formato de barquinha; para nachos, aqueles com cara de "doritos", espere que fiquem firmes, mas não queimados. Modéstia a parte, mas ficaram show!
Taquería la Sabrosa
R. Augusta, 1.474 - Bela Vista - SP
[ao lado do cine Itaú]
Tacos de farinha de milho e polvilho
rende 4 crepes
- 1/2 xícara de farinha de milho
- 1/2 xícara de polvilho doce hidratado (massa para tapioca)
- 2 ovos
- 2 c.sopa de água
- 1/2 c.chá sementes de cominho
- 1/2 c.chá sal
- pimenta do reino moída na hora
1. Aqueça o forno à temperatura máxima e reserve uma assadeira grande.
2. Bata todos os ingredientes no liquidificador e transfira a massa para um pote.
3. Unte, ligeiramente, uma frigideira com antiaderente e prepare os crepes em fogo baixo, virando-os de lado quando perceber que suas bordas se soltaram. É importante mexer bem a massa antes de colocá-la na frigideira, porque ela se decanta rapidamente. Trabalhe sempre com o fogo baixo, para que ela não fique dura.
4. Corte cada crepe em quatro pedaços e acomode-os nas laterais da assadeira, dobrados para fora. Leve-os ao forno até dourarem; cuidado para que não endureçam demais.
Salada de abacate
- abacate
- milho cozido
- cebola roxa
- suco de limão
- folhas de coentro
- pimenta vermelha fresca
- azeite
- sal
Misturei tudo, sendo que só cortei o abacate quando estava bem próximo de comermos, e usei uma quantidade generosa de suco de limão, porque a acidez é importante nessa salada.
Queijo de coalho
Apenas cortei uma fatia grossa e passei-a pela chapa, virando para que todos os lados ficassem dourados
Apenas cortei uma fatia grossa e passei-a pela chapa, virando para que todos os lados ficassem dourados
Salsa
- tomates - usei miolos de tomate congelados
- alho
- talos de coentro
- pimenta fresca
- sal
- azeite
Processei tudo e finalizei com um fio de azeite.
Carne apimentada
Não tinha feijão cozido, então pensei no sabor do chilli e adaptei-o para uma carne apimentada.
- patinho moído
- cebola
- tomate
- pimenta vermelha fresca
- pimenta habanero ou gotas de tabasco habanero
- folhas de coentro
- folhas de salsinha
- páprica doce
- páprica picante
- orégano seco
- sementes de cominho
- sementes de coentro
Em uma panela pequena, aqueci as sementes, o orégano e as pápricas, apenas até perfumarem o ambiente, tomando cuidado para que não queimassem. Reservei e comecei a preparar a carne.
Refoguei a carne em uma panela de fundo grosso, mexendo sempre, até que ficasse bem dourada. Adicionei um fio de óleo e a cebola em cubinhos, refoguei mais um pouco, adicionei os temperos aquecidos, os tomates em cubos, sal, folhas frescas, pimentas e água. Mexi, abaixei o fogo e deixei a panela semi tampada, para que cozinhasse até a hora de comermos - fui acrescentando água quando necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários