quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pão integral recheado com escarola, tomate e queijo da Serra da Canastra


Ainda não me decidi se gostei mais dele quando saiu do forno, com a umidade do tomate e o queijo derretido; frio, todo compacto e irresistível, ou passado na chapa quente, como o da foto...

A receita base do pão integral é a de sempre; entretanto, quando for moldá-lo, faça a dobradura tipo "envelope, conforme indicada na receita, e volte a abrir a massa, agora em formato de um retângulo com dimensões de 60 por 30 cm. Espalhe sobre ele a escarola refogada (já fria!), azeitonas pretas em filetes, tomates sem as sementes, um belo naco de queijo da Serra da Canastra, ralado no ralo grosso, pimenta do reino moída e um belo fio de azeite. Coloquei alecrim picado, mas como ele não estava tão fresco, conferiu um certo amargor; ai vai por sua conta e risco, mas da próxima vez irei prepará-lo sem. Enrolei-o no sentido do comprimento (diferentemente do pão de forma, no sentido da largura), apertando-o para que o recheio ficasse no lugar. Após, torci a massa para obter o formato de uma rosca, unindo as pontas, coloquei-a para crescer em uma assadeira redonda de 26,5x6cm e, depois de dobrar de tamanho, exatamente antes de entrar no forno pré-aquecido, fiz alguns cortes na sua superfície, para que um pouco do queijo saísse e dourasse, dentro do forno. Durante os dez primeiros minutos, asse-o a 250ºc; os vinte restantes, a 230ºC.

Preparei a escarola com um dia de antecedência; esquentei uma frigideira grande, adicionei um belo fio de azeite e refoguei uma mistura feita com alguns dentes de alho e filés de alice, cortados juntos até que adquiram uma textura de pasta, com um perfume irresistível. Quando o alho começou a dourar, adicionei dois pequenos pés de escarola orgânica, cortada em fatias, e mexi até que perdesse seu volume e adquirisse uma coloração verde escura.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails