Foi só esfriar um pouquinho que corri para preparar uma sopa; já estava com saudade das torradinhas de alho feitas na chapa de ferro, e aproveitei o repeteco do pão de beterraba para fazer isso.
Sopa de feijão andu com cenoura e brócolis
inspirada nesta
rende 4 porções
- 1/2 xícara de feijão andu cru
- 2 dentes de alho, picados
- 2 cenouras pequenas cortadas em rodelas não muito finas
- 1 talo de salsão, cortado em fatias não muito finas
- 1 cebola pequena, em cubos
- 1 c.chá sal
- 1 pimenta dedo de moça fresca, sem as sementes, em cubinhos
- 1 ramo de alecrim
- folhas de tomilho fresco
- 3 folhas de loro
- 1/2 brócolis - separe os floretes e corte os caules grossos em pedaços menores
- 1 xícara de massa seca (já fiz com e sem, quando quero tomar a sopa com pão)
- folhas de tomilho
- azeite
- queijo para ralar
Coloque o feijão em uma panela, cubra-o com água, tampe-a e espere até que ferva. Despreze essa primeira água e adicione todos os ingredientes, menos os brócolis, a massa seca e os itens que você usará para finalizar a sopa. Tampe, deixe que a água ferva, abaixe a temperatura e espere até o feijão ficar cozido, mas ainda al dente, o que pode demorar uma hora, aproximadamente - esse tempo pode ser menor, se o grão tiver ficado de molho na noite anterior, ou maior, se ele não for muito novo.
Retire o ramo do alecrim, adicione os brócolis e a massa fresca, mexa e deixe que cozinhe até que a massa fique al dente. Se achar que falta caldo, adicione água quente. Prove o sal e corrija, se necessário.
Sirva a sopa e finalize cada prato com folhas de tomilho fresco, um fio de azeite e queijo ralado - ou em delicadas lascas, como eu mais gosto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários