sexta-feira, 29 de abril de 2011

Barrinhas de pecã, coco e limão, para o seu próprio conto de fadas...

lindas, deliciosas e super cítricas; o açúcar mascavo combina incrivelmente com o coco e as mozes...



Saber que uma bela moça que andava por ai se casou com um príncipe e virou princesa  -ou duquesa, para ser mais precisa- é algo, no mínimo, perturbador para "garotinhas" Disney criadas com o ideal "gata borralheira", que tiveram de crescer com um sonho comprado pronto e a terrível realidade de que aquilo é apenas uma fábula, um desenho, um filme; que nunca acontece na vida real, que esse sonho não existe...

Mas não é que acontece! E não foi  só a Kate quem encontrou seu príncipe, eu também tenho o meu, que não veio montado em um cavalo ou numa carruagem, tampouco tem um título especial a ser ostentado ou uns trocadinhos a mais, mas que sempre me tratou como uma rainha, e ao que aparenta, pretende continuar assim para garantir nosso "felizes para sempre", pois esse é o nosso compromisso de vida.

É claro que não dá para ser feliz o tempo todo; correria, mudanças de tempo, morte, grana, trabalho, família, trânsito, probleminhas idiotas e hormônios malucos muitas vezes fazem você inspirar e expirar profundamente para não desistir e mandar tudo às favas, mas isso não acontece apenas com as reles normais... E isso é ótimo, é normal, essa é a vida,  nós só precisamos ter em mente o que queremos e levar isso a sério, sem desistir no primeiro tropeço, e no amor também é assim. Nós temos de querer tornar a nossa vida boa, feliz e interessante; acho que esse é o "felizes para sempre" possível.

Lembro-me de que foi minha mãe quem fez esse comparativo entre contos de fadas e minha vida, alguns anos atrás, em um surto momentâneo no qual a realidade me parecia muito pior do que realmente era, e eu tive de dar o braço a torcer, pois a minha vida era e é realmente maravilhosa. E sou a senhora do meu reino, tenho um rei maravilhoso e um cão leal, que com seus 15 anos continua a nos proteger em troca de carinho e biscoitos reais, é claro...




*suspiro* Ok, agora que já cheguei a essa conclusão maravilhosa e todas nós estamos mais tranquilas, - e preocupadas com as barrinhas acima - só para desdenhar um pouquinho, fora a festa, as viagens, as roupas e as joias, quem em sã consciência  realmente gostaria de ter uma vida real cheia de limitações?  Ainda bem que não mata, ao menos não imediatamente...

Barrinhas de pecã, coco e limão
do TK
rendimento: 6 barrinhas


- 75g (1/2 xícara + 1/2 colher (sopa)) de farinha de trigo orgânica;
- 1 colher (sopa) de açúcar refinado;
- 1/2 pitada de sal;
- 56,5g (1/4 xícara) de manteiga sem sal, gelada e picada;
- 1 ovo orgânico grande;
- 87,5g (1/2 xícara) de açúcar mascavo orgânico – aperte-o na xícara na hora de medir;
- 27,5g (1/4 xícara) de pecãs picadinhas;
- 25g (1/4 xícara) de farinha de coco - a receita original pedia coco em flocos sem adição de açúcar;
- sementinhas de baunilha (aproximadamente 1/8 da fava, cortada ao meio com as sementinhas raspadas) - substitua por 1/2 colher (chá) de um bom extrato de baunilha;
- 130,5g (7/8 xícara + 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro, peneirado;
- raspas da casca de 1 limão tahiti - a receita original pedia siciliano;
- 30ml (1/8 xícara) de suco de limão  tahiti - a receita original pedia siciliano;

1. Pré-aqueça o forno a 180°C. 
2. Unte levemente com manteiga uma forma retangular de 17x10, com 4cm de altura, e forre o fundo e as laterais com papel alumínio, deixando sobrar em dois lados opostos, formando “alças”. Unte o papel também.
3. Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, misture a farinha, o açúcar e o sal. Junte a manteiga e bata em velocidade baixa até obter uma farofa grossa. Pressione a mistura no fundo da forma preparada e asse por 15-20 minutos ou até que doure levemente. 
4. Numa tigela grande, misture o açúcar mascavo, as pecãs, a farinha de coco, a baunilha e o ovo até obter um creme homogêneo. Espalhe a mistura sobre a base assada, preenchendo todos os cantinhos da assadeira. Volte ao forno por mais 20-25 minutos ou até que a cobertura esteja firme. Retire do forno.
5. Numa outra tigela grande, misture o açúcar de confeiteiro, as raspas e o suco de limão até ficar homogêneo. Espalhe sobre a cobertura, cobrindo-a completamente. Deixe esfriar.
6. Com o auxílio das alças de papel alumínio, remova da assadeira e corte em barrinhas.

* a receita da Patrícia é dobrada em relação a que preparei; ela usou uma forma retangular de 20x30cm e conseguiu 16 barrinhas menores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails