quarta-feira, 30 de março de 2011

Farinha integral peneirada para meu primeiro pão 100% integral, e uma história para animar quem acha que não consegue fazer pães.


Certa vez, ao ler uma reportagem sobre a importância do pão na história da humanidade, me deparei com uma informação óbvia, mas na qual não havia pensado, de que as pessoas peneiravam a farinha integral quando queriam um resultado mais leve, e essa foi a minha inspiração... De fato, este não foi o primeiro pão 100% integral que fiz, mas sim o primeiro do qual tive orgulho e certeza de que qualquer pessoa o comeria, não apenas alguém com boa vontade ou preocupado com a alimentação.

Ao lado da dica da peneira, outro ponto fundamental para o sucesso desse pão é a farinha; sem querer ser taxativa, mas inevitavelmente sendo, compre uma farinha de qualidade ou não faça um pão 100% integral, pois o resultado certamente não será satisfatório! O fato é que só comecei a gostar de pães integrais após prepará-los com farinha integral orgânica, repleta de aromas e texturas, enquanto que a tradicional tem um gosto horrível, cor de areia de praia e é praticamente uniforme!
 

Enquanto preparava esse pão percebi um grande interesse do meu avô em cada ingrediente que colocava, na forma como sovava a massa e no seu crescimento, mas ele não dizia nada além do  normal, como "você se parece com a sua bisavó", ou "menina, você não sai dessa cozinha!", até que ele provou o bendito pão... Para meu espanto, ele não só gostou como disse que estava cansado de comer esses pães industrializados e gostaria que eu o ensinasse o passo a passo, pois a partir daquele dia iria produzir seu próprio pão. Dito e feito; ele comprou uma balança digital, algumas formas, fermento biológico e farinha, e antes que alguém pudesse duvidar da palavra de um Romano, lá estava ele, munido da sua faca elétrica, fazendo perfeitas fatias do seu maravilhoso pão.


Pois bem, quem pensa que ele sempre foi dado à cozinha, se engana; antes da minha avó ficar doente e falecer, o máximo que ele fazia era ligar a máquina de café pela manhã... Hoje ele me aconselha a pagar mais e comer menos para aproveitar um alimento melhor - e ele não leu nenhum dos livros que eu devorei  para chegar a essa constatação -, e me liga para discutir o quanto é difícil encontrar farinhas orgânicas, ou para contar que fez um pão de centeio, que ficou muito saboroso, apesar de não ter crescido muito! Que exemplo...

Para quem também fica um pouco perdido à procura de alguns ingredientes orgânicos, além das feiras e das empresas que entregam cestas em casa, você pode encontrar farinhas orgânicas no Mundo Verde e na Santa Luzia. Para quem mora perto do aeroporto, a Maria do Grão vende grãos orgânicos a granel; não conheço a loja, mas minha tia tem feito compras lá e gosta bastante. Antes que alguém fale algo, é claro que esta lista não é taxativa; existem outros lugares em que você pode encontrar itens orgânicos, estes são apenas os que eu conheço...



PÃO INTEGRAL ORGÂNICO
adaptado deste
tempo de preparo: 10 min. + 2 horas de fermentação + 20 min. de forno
rendimento: 1 pão de cerca de 1/2kg

- 300g de água;
- 6g de fermento ativo seco instantâneo (ou 18g de fermento fresco);
- 500g de farinha de trigo integral orgânica* - se não orgânica, tem de ser de ótima qualidade;
- 12g de sal marinho;
- 18g de açúcar orgânico - usei demerara;
- 25g de manteiga sem sal e
- 18g de azeite.


Seguindo o passo a passo do pão original, coloquei todos os ingredientes na batedeira**, à exceção do farelo peneirado, e deixei que ela misturasse e sovasse tudo. Normalmente, quando você substitui parte da farinha branca por integral deve acrescentar uma ou duas colheres de água; entretanto, nessa receita, graças à retirada de parte do farelo da farinha, isso não foi necessário. De qualquer forma,  assim como a umidade do dia, as farinhas variam - e muito!- conforme a marca; portanto, fique atento e se precisar, adicione, aos poucos, mais água ou mais farinha, até alcançar uma massa boa, que não grude nos dedos. 

* usando o princípio mencionado, peneirei metade da farinha integral usando uma peneira não muito fina, e consegui pouco mais de 1 colher de sopa de farelo. Se você não está tão acostumado com o gosto da farinha integral, vá com calma; peneire toda a farinha e, no caso da massa precisar de mais farinha para dar o ponto, adicione um pouquinho de farinha branca. 

** também pode ser feito à mão; já testei das duas formas e ambas ficaram excelentes.

3 comentários:

  1. Que pão maravilhoso, Sabrina!! Adorei o post!! Um beijo enorme!!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei foi é com saudades do meu avo, rs!!! Delicia um papinho desses! Um bj doce e apareca nas Abobrinhas!! Vc nasceu pra fazer Pao!!
    Roberta
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails