sábado, 2 de abril de 2011

Bolo de coco com nozes


Já era tarde, mas meu lindo maridinho soltou aquele suspiro de quem daria tudo por um bolinho, e lá fui eu procurar algo no lugar mais certo possível. Tive de fazer várias adaptações no lindo bolo de coco com cobertura de açúcar, já que não tinha leite, coco, farinha de trigo com fermento ou manteiga sem sal; também reduzi a receita para um ovo, porque já era tarde e eu não queria mais forminhas para limpar.

Parece maluquice, mas o resultado ficou incrível; uma textura semelhante a da queijadinha, com um toque amanteigado e sabor de coco e nozes... Obrigada, Deusa das gordices! ;)


BOLO DE COCO COM NOZES
adaptado do TK
rendimento: 22 bolinhos*


- 62,5g de manteiga salgada amolecida;
- 75g açúcar;
- 1/4 colher (chá) de extrato de baunilha orgânico;
- 1/4 de colher chá de fermento químico;
- 1 ovo orgânico;
- 75g de farinha de trigo orgânica, peneirada;
- 20g de farinha de coco orgânica;
- 63ml de leite de coco;
- um punhadinho de nozes e
- floquinhos de coco para decorar.

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC e separe as forminhas que serão usadas se não forem de silicone, como as que usei, unte-as bem! Usei forminhas com capacidade para 2 colheres de sopa.

2. Coloque a manteiga, o açúcar e a baunilha na tigela grande da batedeira e bata até conseguir um creme leve e clarinho. Junte os ovos aos poucos e bata bem. Adicione a farinha de trigo, a de o coco, o fermento e o leite de coco, e bata até a massa ficar homogênea.

3. Salpique as nozes quebradas e preencha as forminhas. Leve-as ao forno por aproximadamente 30 minutos, ou até que estejam dourados e assados; para ter certeza, faça o teste do palito - se sair sujo é porque ainda não está pronto.

4. A Patrícia recomenda que se deixe o bolo esfriar por 10 minutos antes de desenformá-lo, mas não mais do que isso, do contrário você pode ter problemas para retirá-lo. 

5. Salpiquei com floquinhos de coco que sobram no pano quando você faz leite de coco caseiro.

* a Patrícia fez o dobro da receita e usou uma forma de buraco no meio de 19cm de diâmetro (capacidade para 6 xícaras).

2 comentários:

  1. Ai, tô amando esse meu novo apelido. ;)

    Lindos os bolinhos, querida! Nunca usei farinha de coco - fiquei curiosa!

    Beijo!

    ResponderExcluir

Comentários

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails